Dissertação

Desafios do cotidiano na formação e práxis dos(as) educadores(as) de uma escola ribeirinha no Município do Careiro – AM.

Esta dissertação traz uma ref lexão acerca dos desafios vividos no cotidiano de uma escola ribeirinha, localizada na comunidade São Pedro, no município do Careiro/Castanho -AM. Apresenta como objetivo central conhecer o cotidiano de uma escola ribeirinha, identificando como a temática das diferen...

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Autor principal: Victória, Cláudio Gomes da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6229766004579519
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4261
Resumo:
Esta dissertação traz uma ref lexão acerca dos desafios vividos no cotidiano de uma escola ribeirinha, localizada na comunidade São Pedro, no município do Careiro/Castanho -AM. Apresenta como objetivo central conhecer o cotidiano de uma escola ribeirinha, identificando como a temática das diferenças se projeta na formação e na prática dos professores que atuam nessa realidade. Para um melhor direcionamento da pesquisa, levantamos alguns questionamentos que nos ajudaram a trilhar o caminho percorrido. Como é o cotidiano da escola ribeirinha e quais os seus principais problemas? Como funciona o Programa de Formação e Valorização dos Profissionais de Educação da Universidade do Estado do Amazonas (PROFORMAR - UEA)? O processo de formação vivido pelos professores(as) da rede municipal do Careiro, através do PROFORMAR-UEA, contribui para a melhoria do cotidiano da escola? De que forma o multi/interculturalismo se expressa no dia -a-dia da escola? Quem são os professores(as) que nela trabalham? A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, com ca racterísticas do tipo etnográfico, privilegiando a observação participante e utilizando também, como coleta dos dados, a entrevista semi -estruturada e a técnica de grupo focal. Incluiu como sujeitos os oito professores que atuam na escola. Acompanhamos, também, uma das etapas do Curso Normal Superior – do Programa de Formação e Valorização dos Profissionais de Educação, do qual participavam os professores sujeitos da pesquisa. Foi possível constatar que o cotidiano dessa escola apresenta alguns problemas que se colocam como obstáculos para o desenvolvimento de suas atividades, como falta de tratamento da água, escassez de merenda escolar, de material didático, pouca cooperação entre os(as) professores(as), bem como problemas com a mobilização da comunidade e com o terreno da escola. Quanto à atenção dispensada às diferenças culturais, esta é pouco visível no cotidiano da escola, seja nos conteúdos trabalhados ou nos problemas enfrentados no dia-a-dia. A questão aqui se volta mais para a não valorização, por p arte da escola, dos elementos culturais que compõem o universo de uma comunidade ribeirinha. Desta forma, este estudo nos permitiu concluir que a escola São Pedro precisa avançar na compreensão de seu papel social, desenvolvendo um trabalho mais coletivo, envolvendo professores(as)/profissionais que trabalham na escola, e comunitários(as), no enfrentamento de seus problemas. Uma ação coletiva que possibilite abrir o horizonte para uma nova perspectiva de se fazer educação, na qual o currículo tenha como foc o a vida da escola, em suas múltiplas dimensões, bem como o significado de ser aluno(a) e ser professor(a) em uma escola ribeirinha, no contexto amazônico.