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Dissertação
Desafios do cotidiano na formação e práxis dos(as) educadores(as) de uma escola ribeirinha no Município do Careiro – AM.
Esta dissertação traz uma ref lexão acerca dos desafios vividos no cotidiano de uma escola ribeirinha, localizada na comunidade São Pedro, no município do Careiro/Castanho -AM. Apresenta como objetivo central conhecer o cotidiano de uma escola ribeirinha, identificando como a temática das diferen...
Autor principal: | Victória, Cláudio Gomes da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6229766004579519 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4261 |
Resumo: |
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Esta dissertação traz uma ref lexão acerca dos desafios vividos no cotidiano de uma escola
ribeirinha, localizada na comunidade São Pedro, no município do Careiro/Castanho -AM.
Apresenta como objetivo central conhecer o cotidiano de uma escola ribeirinha, identificando
como a temática das diferenças se projeta na formação e na prática dos professores que atuam
nessa realidade. Para um melhor direcionamento da pesquisa, levantamos alguns
questionamentos que nos ajudaram a trilhar o caminho percorrido. Como é o cotidiano da
escola ribeirinha e quais os seus principais problemas? Como funciona o Programa de
Formação e Valorização dos Profissionais de Educação da Universidade do Estado do
Amazonas (PROFORMAR - UEA)? O processo de formação vivido pelos professores(as) da
rede municipal do Careiro, através do PROFORMAR-UEA, contribui para a melhoria do
cotidiano da escola? De que forma o multi/interculturalismo se expressa no dia -a-dia da
escola? Quem são os professores(as) que nela trabalham? A pesquisa assumiu uma
abordagem qualitativa, com ca racterísticas do tipo etnográfico, privilegiando a observação
participante e utilizando também, como coleta dos dados, a entrevista semi -estruturada e a
técnica de grupo focal. Incluiu como sujeitos os oito professores que atuam na escola.
Acompanhamos, também, uma das etapas do Curso Normal Superior – do Programa de
Formação e Valorização dos Profissionais de Educação, do qual participavam os professores
sujeitos da pesquisa. Foi possível constatar que o cotidiano dessa escola apresenta alguns
problemas que se colocam como obstáculos para o desenvolvimento de suas atividades, como
falta de tratamento da água, escassez de merenda escolar, de material didático, pouca
cooperação entre os(as) professores(as), bem como problemas com a mobilização da
comunidade e com o terreno da escola. Quanto à atenção dispensada às diferenças culturais,
esta é pouco visível no cotidiano da escola, seja nos conteúdos trabalhados ou nos problemas
enfrentados no dia-a-dia. A questão aqui se volta mais para a não valorização, por p arte da
escola, dos elementos culturais que compõem o universo de uma comunidade ribeirinha.
Desta forma, este estudo nos permitiu concluir que a escola São Pedro precisa avançar na
compreensão de seu papel social, desenvolvendo um trabalho mais coletivo, envolvendo
professores(as)/profissionais que trabalham na escola, e comunitários(as), no enfrentamento
de seus problemas. Uma ação coletiva que possibilite abrir o horizonte para uma nova
perspectiva de se fazer educação, na qual o currículo tenha como foc o a vida da escola, em
suas múltiplas dimensões, bem como o significado de ser aluno(a) e ser professor(a) em uma
escola ribeirinha, no contexto amazônico. |