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Dissertação
Estudo de misturas asfálticas com resíduo de construção e demolição oriundo do município de Manaus-AM.
A dissertação ora apresentada tem por objetivo realizar estudo sobre a utilização de resíduos de construções e demolições (RCD) como agregado graúdo em concreto asfáltico, buscando solução técnica e ambiental para a carência histórica de agregados pétreos no município de Manaus-AM. A pesquisa exp...
Autor principal: | Melo, Diego Meneses de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5189307875091692 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4299 |
Resumo: |
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A dissertação ora apresentada tem por objetivo realizar estudo sobre a utilização de resíduos
de construções e demolições (RCD) como agregado graúdo em concreto asfáltico, buscando
solução técnica e ambiental para a carência histórica de agregados pétreos no município de
Manaus-AM. A pesquisa expõe características peculiares do material alternativo, comparando
com o seixo rolado, elemento usual nas misturas asfálticas utilizadas regionalmente. Realizouse
a dosagem de uma mistura com seixo e outra com RCD, cumprindo a função de agregado
graúdo, mantendo os demais partícipes constantes: CAP 50/70 como ligante, areia residual
como agregado miúdo, cimento Portland como material de enchimento. A definição da
granulometria foi feita por meio do Método de Bailey, possibilitando definir um esqueleto
estrutural que privilegiasse o intertravamento dos grãos, de modo a estudar a influência da
forma e textura superficial no comportamento mecânico da mistura. Como balizadores do
desempenho foram realizados ensaios de Resistência à Tração (RT), Perda de Resistência por
Umidade Induzida (Ensaio Lottman), Módulo de Resiliência (MR), Fluência por Compressão
Axial (creep) estático e dinâmico. Variou-se a temperatura em todos os ensaios, a exceção do
Lottman, de modo a investigar a sensibilidade das misturas a este fator. Todos os
procedimentos tiveram seus resultados julgados quanto à resistência e deformabilidade. Foi
constatada a viabilidade do uso do RCD em concreto asfáltico, em substituição ao seixo, uma
vez que o material alternativo mostrou-se, na maior parte dos ensaios, mais estável sob
temperaturas maiores que 25°C. Sua resistência à tração foi mais alta que a do seixo,
independentemente da temperatura ou da velocidade de carregamento. O Módulo de
Resiliência e a deformação acumulada nos ensaios de fluência demonstraram que, para as
temperaturas de serviço típicas de Manaus (em torno de 40°C), a mistura alternativa tem
melhor desempenho que aquela contendo material natural. Contudo, o RCD se mostrou mais
susceptível à ação da umidade. Concluiu-se, baseado nos resultados, que forma irregular e a
textura superficial rugosa do agregado de resíduo foi responsável por um aumento no atrito
entre as partículas no esqueleto estrutural da mistura, colaborando com a resistência ao
cisalhamento, especialmente para as temperaturas mais altas de operação, quando a fase
viscosa apresenta grande influência no comportamento mecânico. |