/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Festival folclórico de Parintins: um olhar sociocultural e educacional.
A presente dissertação propõe um novo olhar sobre o Festival Folclórico de Parintins, isto é, volta-se para os aspectos socioculturais e educacionais da festa, propondo uma discussão acerca da mesma. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como voz social, pois é uma...
Autor principal: | Souza, Inéia Simas de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7649349498640797 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4458 |
Resumo: |
---|
A presente dissertação propõe um novo olhar sobre o Festival Folclórico de Parintins, isto é, volta-se para os aspectos socioculturais e educacionais da festa, propondo uma discussão acerca da mesma. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como voz social, pois é uma maneira do povo expressar sua cultura, seu modo de pensar, agir, fazer e realizar suas atividades do dia a dia. Dessa maneira, analisa as contribuições desse Festival para melhoria das condições socioculturais e educacionais do município, pois é uma festa que nas últimas décadas serve de denúncias dos problemas socioambientais e também auxilia no desenvolvimento de Parintins e, principalmente, vem contribuindo para a construção de uma identidade cultural, por meio da cultura e de informações, que são divulgadas durante os três dias de espetáculo. Em seguida, aborda as transformações históricas pelas quais o boi passou, pois deixou de ser de rua e passou a ser de arena, havendo uma espetacularização da brincadeira e ressignificação simbólica, bem como inserindo com mais ênfase a figura do indígena ao folclore amazônico. Principalmente, reflete sobre a importância e contribuição desse Festival no campo escolar, pois a própria escola tem sua rotina alterada em virtude dessa festividade. Nesse sentido, aconselha-se que a escola explore as toadas do boi como instrumento pedagógico para auxiliar na construção do conhecimento científico aliado ao conhecimento popular. |