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Dissertação
O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
A realização do trabalho sob o título “O processo comunicativo no ensino-aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos” se deveu ao fato de as crianças surdas necessitarem dos meios visuais empregados na alfabetização, durante o processo comunicativo na sal...
Autor principal: | Colombo, Macri Elaine |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9019977999069701 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4507 |
Resumo: |
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A realização do trabalho sob o título “O processo comunicativo no ensino-aprendizado de
crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos” se deveu ao fato de
as crianças surdas necessitarem dos meios visuais empregados na alfabetização, durante o
processo comunicativo na sala de aula. Como referencial teórico, o embasamento foram as
abordagens de Vygostky (2000, 2003), por ter sido, senão o primeiro, um dos precursores no
interesse em educação dos surdos, além de Fernandes (1990, 2003, 2010), especialista em
surdos; Guyton (2002), que trata dos estudos da área médica dos seres humanos como a
audição; e Bordenave (1995), por compreender o funcionamento do processo comunicativo.
Para esta pesquisa, usou-se o estudo de caso, tendo como auxílio a pesquisa de campo; como
técnica, empregou-se a observação direta e a entrevista semiestruturada. Quanto à abordagem
metodológica, foi utilizada a qualitativa, visto que a pretensão é descrever os fatos observados
e estudados a respeito dos recursos visuais – incluindo a língua de sinais. Assim, foi
necessário compreender como os processos comunicativos se utilizam dos meios visuais no
ensino-aprendizagem de crianças surdas e analisar essas possíveis relações na escola. Os
dados levantados e sistematizados neste estudo tiveram a finalidade de contribuir para o
conhecimento científico no que diz respeito à importância da utilização dos meios adequados
para que ocorra uma comunicação e concomitantemente um ensino-aprendizado para as
crianças surdas. |