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Dissertação
Oriximiná terra de negros: trabalho, cultura e luta de quilombolas de Boa Vista (1980-2013)
Este estudo versa sobre a luta da comunidade remanescente de quilombo Boa Vista, localizado no rio Trombetas, município de Oriximiná, para titulação de suas terras, com base no artigo 68 do ADCT da Constituição de 1988. Buscou-se por meio da memória social, as narrativas orais de moradores da comuni...
Autor principal: | Archanjo, Elaine Cristina Oliveira Farias |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1635080726330664 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-45892017-05-17T20:17:09Z Oriximiná terra de negros: trabalho, cultura e luta de quilombolas de Boa Vista (1980-2013) Archanjo, Elaine Cristina Oliveira Farias Tomelin Junior, Nelson http://lattes.cnpq.br/1635080726330664 http://lattes.cnpq.br/4366744852850574 Tomelin Junior, Nelson Pinheiro, Luís Balkar Sá Peixoto Peixoto, Maria do Rosário Cunha Expropriação de terra Quilombo Titulação da Terra História Oral Expropriation Ownership of Land Oral History CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA Este estudo versa sobre a luta da comunidade remanescente de quilombo Boa Vista, localizado no rio Trombetas, município de Oriximiná, para titulação de suas terras, com base no artigo 68 do ADCT da Constituição de 1988. Buscou-se por meio da memória social, as narrativas orais de moradores da comunidade, analisar o processo histórico de formação da comunidade quilombola de Boa Vista pela luta de trabalhadores, homens e mulheres daquela localidade. Procurou-se compreender como esses sujeitos historicizam suas experiências e trajetórias de vida na luta pela terra, evidenciando o processo de cercamento, bem como a gênese do movimento quilombola do Trombetas e suas estratégias de enfrentamento social e política e por fim analisar a organização entorno de sua identidade de Remanescente de Quilombo. A metodologia da História Oral é o aporte teórico que deu sustentação a este estudo. Boa Vista foi à primeira comunidade remanescente de Quilombo reconhecida e titulada no Brasil e seu modelo de organização será utilizado por outras comunidades. Ao finalizar o estudo constatou-se que, ao longo de sua história, a comunidade de Boa Vista enfrentou conflitos que se manifestaram sob a forma de expropriações, de luta e contestação pelo direito de permanência e usos das áreas, de novas regras e normas. Das ações expropriadoras, a qual foi submetida à comunidade quilombola de Boa Vista, resultou a subtração de grande parte do território historicamente ocupado, perdendo seu espaço de trabalho, lazer e de lembranças, além da garantia de sobrevivência por meios próprios de todo um modo de vida. This paper aims at the struggle of the Boa Vista Quilombo reminiscence community, located in the Trombetas River, municipality of Oriximiná for their ownership of land, according to the article 68 of ADCT of the 1988 Constitution. It has sought by the social memory, the oral narratives of community inhabitants, to analyze the historical process of the Boa Vista Quilombola community formation for the labors, men and women striving from that location. It also has searched to comprehend how these subjects register historically their experiences and life trajectories on struggle for land evidencing either the enclusure process or the genesis of the quilombola movement of trombetas and their social and political confrontation and finally to analyze the organization around its identity of Quilombo reminiscent. The methodology of the oral History is the theoretical support which it has given sustainment to this study. Boa Vista was the first Quilombo reminiscent community recognized and represented in Brazil and its organizational pattern will be used for other communities. At the end of the study it has established along its history, the Boa Vista community faced clashes which expressed as expropriation, struggles and contestation for right of permanency and uses of the areas, new regulations and rules. From the expropriation actions which was submitted the Quilombola community of Boa Vista, it resulted the subtraction of a large part of the territory historically occupied, losing its work, leisure and memory spaces, besides the survival guarantee by proper ways of each way of life. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-08-26T19:16:24Z 2015-06-22 Dissertação ARCHANJO, Elaine Cristina Oliveira Farias. Oriximiná terra de negros: trabalho, cultura e luta de quilombolas de Boa Vista (1980-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4589 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em História |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Este estudo versa sobre a luta da comunidade remanescente de quilombo Boa Vista, localizado no rio Trombetas, município de Oriximiná, para titulação de suas terras, com base no artigo 68 do ADCT da Constituição de 1988. Buscou-se por meio da memória social, as narrativas orais de moradores da comunidade, analisar o processo histórico de formação da comunidade quilombola de Boa Vista pela luta de trabalhadores, homens e mulheres daquela localidade. Procurou-se compreender como esses sujeitos historicizam suas experiências e trajetórias de vida na luta pela terra, evidenciando o processo de cercamento, bem como a gênese do movimento quilombola do Trombetas e suas estratégias de enfrentamento social e política e por fim analisar a organização entorno de sua identidade de Remanescente de Quilombo. A metodologia da História Oral é o aporte teórico que deu sustentação a este estudo. Boa Vista foi à primeira comunidade remanescente de Quilombo reconhecida e titulada no Brasil e seu modelo de organização será utilizado por outras comunidades. Ao finalizar o estudo constatou-se que, ao longo de sua história, a comunidade de Boa Vista enfrentou conflitos que se manifestaram sob a forma de expropriações, de luta e contestação pelo direito de permanência e usos das áreas, de novas regras e normas. Das ações expropriadoras, a qual foi submetida à comunidade quilombola de Boa Vista, resultou a subtração de grande parte do território historicamente ocupado, perdendo seu espaço de trabalho, lazer e de lembranças, além da garantia de sobrevivência por meios próprios de todo um modo de vida. |
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