Tese

O patrimonialismo como cultura institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

A tese ―O Patrimonialismo como Cultura Institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM‖ versa sobre o patrimonialismo, à luz da teoria de Max Weber (1864-1920), como cultura institucional preponderante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecno...

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Autor principal: Bentes, Arone do Nascimento
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8624029942805627
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4695
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-46952016-07-06T18:58:33Z O patrimonialismo como cultura institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Bentes, Arone do Nascimento Oliveira, Selma Suely Baçal de http://lattes.cnpq.br/8624029942805627 http://lattes.cnpq.br/5050471052673175 Mourão , Arminda Rachel Botelho Frigotto , Galdêncio Freitas , Marilene Corrêa da Silva Patrimonialismo na Cultura Institucional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Educação Profissional Gestão Democrática CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A tese ―O Patrimonialismo como Cultura Institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM‖ versa sobre o patrimonialismo, à luz da teoria de Max Weber (1864-1920), como cultura institucional preponderante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. O estudo se fundamenta também na sociologia de Max Scheller (1874-1928); Karl Mannheim (1893-1947) e Pitirim Sorokin (1889- 1968); e na antropologia de Homi K. Babba, Nestor Garcia Canclini e Clifford Geertz. As abordagens teóricas estudadas subsidiaram a compreensão sobre o patrimonialismo, como categoria central do estudo desenvolvido. O trabalho se pautou numa análise dialética demonstrando a construção e as contradições que consubstanciam a existência da cultura patrimonialista no IFAM. A tese demonstra, por meio da exposição da trajetória da referida instituição, desde sua criação, pelo Decreto no. 7.566 de 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, até a criação, pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 do IFAM, a inexorável força da cultura institucional patrimonialista, desenvolvida ao longo de sua existência, em sua atuação como ente promotor da Educação Profissional de nível federal no Estado do Amazonas The thesis "The Patrimonialism as Institutional Culture in the Federal Institute of Education, Science and Technology Amazon - IFAM" deals with the paternalism in the light of Max Weber's theory (1864-1920), as a major institutional culture at the Federal Institute of Education, Science and Technology Amazon - IFAM. The study is also based on the sociology of Max Scheller (1874-1928); Karl Mannheim (1893-1947) and Pitirim Sorokin (1889-1968); and anthropology of Homi K. Babba, Nestor Garcia Canclini and Clifford Geertz. Theoretical approaches studied supported the understanding of patrimonialism, as a central category in the study developed. The work was based on a dialectical analysis demonstrating the construction and contradictions that substantiate the existence of the patrimonial culture at IFAM. The thesis demonstrates, through the exposure of the trajectory of the institution, since its creation, by Decree no. 7566 of September 23, 1909 as School for Craftsmen, to the creation, by Law 11,892, of December 29, 2008 the IFAM, the inexorable force of patrimonial institutional culture, developed over his life, in his role as ente promoter federal level professional education in the state of Amazonas. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES 2015-11-03T09:40:24Z 2015-01-09 Tese BENTES, Arone do Nascimento. O patrimonialismo como cultura institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. 2015. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4695 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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