/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Uma escola, três identidades: um estudo sobre a influência da identidade da escola no processo de formação continuada de seus professores
A formação docente se constrói através de um conjunto de saberes que vai sendo incorporado à vida dos professores, à medida que estes vão sendo mobilizados pelo seu trabalho do dia-a-dia, o qual, de forma recursiva, desencadeia novos saberes, formando dessa maneira a identidade profissional...
Autor principal: | Cavalcante, Eliani Dombrowski |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8748682356918360 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4701 |
Resumo: |
---|
A formação docente se constrói através de um conjunto de saberes que vai sendo
incorporado à vida dos professores, à medida que estes vão sendo mobilizados pelo
seu trabalho do dia-a-dia, o qual, de forma recursiva, desencadeia novos saberes,
formando dessa maneira a identidade profissional do professor. São esses saberes
que devem ser incluídos no processo de formação docente, por meio da pesquisa e
da interatividade, pois a formação docente, seja ela inicial ou continuada, precisa ser
consistente, crítica e reflexiva, fornecendo os subsídios teóricos e práticos para que
as capacidades intelectuais do professor possam se desenvolver vindo a direcioná-
lo para o seu fazer pedagógico. Neste sentido, ao saber que a formação docente
acontece através de um processo contínuo e reflexivo dentro da escola, este
trabalho apresenta algumas das considerações acerca de uma investigação feita
com um grupo selecionado de professoras de uma escola localizada no bairro Vila
da Prata na cidade de Manaus-AM, com a finalidade de dar uma maior visibilidade
aos efeitos que a identidade tridimensional da referida escola, vem produzindo na
formação continuada de seus professores. Com a intenção de produzir coesão e
coerência a este estudo, foi realizado um estudo de caso através da realização de
entrevistas
aleatoriamente, considerando a educação infantil e o ensino fundamental nela
existentes, com o intuito de abranger as três instituições que dão nome a escola.
Analisamos os discursos das professoras entrevistadas sobre os processos que
envolvem a formação continuada, sem nos fixarmos tão somente nas respostas das
mesmas, mas em como essas falas, esses discursos se articulam com o contexto e
a dinâmica da escola. Ressaltamos a importância de se dar atenção necessária a
aspectos
representando um contexto social vivido na instituição em questão, no momento em
que a pesquisa foi realizada. O estudo revelou que existe um descompasso no
desenvolvimento da formação continuada das professoras da escola devido a
influência exercida pela tripla identidade da mesma visto que, por não ter uma
identidade definida, não traz subsídios para que essa formação aconteça de forma
progressiva e satisfatória. Formar doentes vai muito além do que vem sendo
trabalhado em cursos de capacitação, há que se garantir que o professor entenda
como funciona essa importante metamorfose em sua prática vivida dentro da escola
vindo a deseja-la. Faz-se mister, portanto, o desenvolvimento de uma formação
continuada dentro da escola, considerando todos os aspectos que envolvem sua
identidade bem como o envolvimento e a participação dos professores na formação
dessa identidade, pois, ao participar desta formação, estará também, construindo
sua identidade profissional docente. |