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Dissertação
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
Estudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicaçã...
Autor principal: | Lima, Manuella Dantas Corrêa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5377228963870490 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841 |
Resumo: |
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Estudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no
Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades
com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal
objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta
de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera
(comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin
constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação
organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os
sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes
organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental,
a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do
referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para
Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão
instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que
direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana
caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de
vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma
comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância
com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o
entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação
dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações. |