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Dissertação
A representação da Amazônia em visualidades contemporâneas: um estudo sobre as ramagens otonianas
Esta dissertação propõe uma possibilidade de leitura relacional, estabelecida por intermédio de um circuito ecossistêmico, entre comunicação-arte-audiovisual-Amazônia, enfatizando a descrição e a interpretação sobre aspectos da representação da Amazônia, com destaque para a obra do artista visual...
Autor principal: | Lopes, Rafael de Figueiredo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6589546984367592 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5537 |
Resumo: |
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Esta dissertação propõe uma possibilidade de leitura relacional, estabelecida por
intermédio de um circuito ecossistêmico, entre comunicação-arte-audiovisual-Amazônia,
enfatizando a descrição e a interpretação sobre aspectos da representação da Amazônia,
com destaque para a obra do artista visual Otoni Mesquita. A perspectiva teóricometodológica
segue preceitos do Pensamento Complexo e Sistêmico, reconhecendo o
dinamismo e a interdependência dos acontecimentos físicos, biológicos, socioculturais e
tecnológicos. Sendo assim, a investigação se desenvolve inter-relacionando linguagens
artísticas e processos criativos com aspectos históricos, antropológicos, sociológicos e
ambientais, a fim de compreender características sobre um fenômeno artísticocomunicacional.
Desse modo, busca-se ampliar os horizontes das pesquisas no campo da
Comunicação e contribuir para a construção de um pensamento social crítico, em
consonância com novos paradigmas científicos. Além da pesquisa bibliográfica foram
realizados estudos de campo virtual, fundamentados na netnografia e em aportes
semióticos para leitura e análise de linguagens, estéticas e representações artísticas
(sobretudo, conteúdos audiovisuais). A investigação sugere que a semiose do transcurso
criativo-comunicativo, que emerge da multiplicidade expressiva de Otoni Mesquita, pelo
seu diversificado repertório de linguagens artísticas e ações cotidianas, se configura como
uma dinâmica rede ou um ecossistema comunicacional, articulado por multiplicidades,
memórias e transformações: as ramagens otonianas. Um fluxo contínuo e cíclico, pelo
qual ressoam experimentações criativas, críticas sociais e reelaborações sígnicas,
instigando novas percepções sobre a imagética relacionada à região amazônica,
questionando modelos hegemônicos construídos pelo imaginário colonizado no processo
histórico e a retórica que age sobre o senso comum, apresentando outras visualidades,
outros discursos e outras verdades. |