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Dissertação
Concreto autodensável e de alto desempenho produzido com fibras de polipropileno e materiais disponíveis na região metropolitana de Manaus
O concreto de alto desempenho, além da alta resistência, possui menor permeabilidade e maior durabilidade. O concreto autoadensável reduz a necessidade de adensamento e espalhamento e facilita a concretagem de peças esbeltas. A combinação desses dois concretos em um só permite a junção das qualid...
Autor principal: | Sousa Filho, Luciano Moreira de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9504773278957386 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4849 |
Resumo: |
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O concreto de alto desempenho, além da alta resistência, possui menor permeabilidade e
maior durabilidade. O concreto autoadensável reduz a necessidade de adensamento e
espalhamento e facilita a concretagem de peças esbeltas. A combinação desses dois
concretos em um só permite a junção das qualidades de ambos. O concreto desenvolvido
pela presente pesquisa destina-se à fabricação de cais flutuantes para os terminais
hidroviários da região amazônica. O concreto autoadensável facilita a fabricação dos seus
esbeltos costados e das suas demais peças estruturais, uma vez que geralmente possuem
formas complexas, pequenas dimensões e armaduras densas. O concreto de alto
desempenho possui maior capacidade de resistir a choque de troncos e de embarcações. As
fibras de polipropileno reduzem a abertura das ñssuras provocadas pela retração plástica,
contribuindo para o bloqueio à entrada de agentes agressivos e para o aumento da
impermeabilidade do concreto, que são qualidades importantes, considerando que grande
parte da estrutura de um cais ñutuante sempre fica submersa. Entretanto, outras obras de
construção civil nas proximidades de Manaus também podem ser beneficiadas com os
resultados desta pesquisa, pois a maioria dos materiais componentes empregados é
proveniente de sua região. Os agregados disponíveis na região metropolitana de Manaus
para produção de concretos possuem caracteristicas próprias e diferentes dos existentes em
qualquer outra região do Brasil, necessitando, portanto, de estudo direcionado e atenção
especial. Seguindo um programa experimental rigoroso, os materiais componentes foram
caracterizados e selecionados; ensaios do funil de Marsh e do minicone de Kantro foram
realizados com pastas produzidas com os aditivos superplastificantes e o cimento utilizados
nesta pesquisa, para verificação de compatibilidade e determinação da dosagem ótima
desses aditivos; a dosagem ideal de fibras de poliprOpileno também foi determinada;
concretos foram produzidos e caracterizados nos estados ñ'esco e endurecido; avaliações
foram realizadas e conclusões foram obtidas. Para caracterização dos concretos no estado
fresco, foram realizados ensaios de slump flow e Tsoo, enquanto, para caracterização no
estado endurecido, foram realizados ensaios de compressão axial, tração por compressão
diametral e determinação dos módulos estáticos de elasticidade à compressão. Como os
concretos produzidos obtiveram todas as qualidades necessárias para o emprego na
fabricação de cais flutuantes, os resultados desta pesquisa foram considerados satisfatórios |