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Dissertação
A educação corporativa e seu reflexo na melhoria da produtividade: um estudo de caso no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico - INDT
As empresas contemporâneas enfrentam desafios constantes em seu cotidiano para obter meios de otimizar sua produtividade. Os profissionais da área de engenharia da produção buscam a todo o momento desenvolver programas e ações que garantam a manutenção da produtividade total das empresas. Um dos pri...
Autor principal: | Hajoj, Iyad Amado |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1002193553385696 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4894 |
Resumo: |
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As empresas contemporâneas enfrentam desafios constantes em seu cotidiano para obter meios de otimizar sua produtividade. Os profissionais da área de engenharia da produção buscam a todo o momento desenvolver programas e ações que garantam a manutenção da produtividade total das empresas. Um dos principais obstáculos enfrentados por esses profissionais dentro das organizações, estão a falta de conhecimento em novas práticas e processos, novas tecnologias que surgem, entre outros. Assim, o objetivo geral da pesquisa intitulada “A educação corporativa e seu reflexo na melhoria da produtividade: um estudo de caso no INDT” se centrou na descrição do conceito e características mais evidentes da educação corporativa, e os resultados obtidos pela empresa INDT – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com sua aplicação. O INDT é uma organização de pesquisa e desenvolvimento independente e sem fins lucrativos, fundada inicialmente pela Nokia, atualmente tendo como mantenedora a Microsoft e focada na geração de novos conceitos, produtos e soluções para as áreas relacionadas com tecnologias móveis e Internet. O estudo de caso, calcado na pesquisa bibliográfica e documental, obtidas em fontes primárias e secundárias a partir dos documentos fornecidos pelo referido Instituto, consistiu na metodologia empregada no trabalho, centrando-se, assim nesta empresa o desenvolvimento de todo o estudo. Após coletar os dados, estes foram analisados, verificando-se os resultados considerados como positivos ao empregar a educação corporativa para desenvolver e mapear habilidades e competências dos colaboradores, referendados pelos prêmios, certificações e patentes que foram registradas e aquinhoadas pelo INDT; não obstante, visualizou-se a positividade nas atividades que geram conhecimento e inovações na área tecnológica com a aplicação da educação corporativa na organização. Ao final, sugeriu-se a criação de um modelo de universidade corporativa baseada na experiência desenvolvida pela UNIBRAD (Universidade Corporativa Bradesco), repensando-se a governança, mas aproveitando os recursos já implantados. Os resultados explorados e visualizados nos gráficos demonstraram os ganhos na produtividade com a aplicação e o desenvolvimento da educação corporativa no INDT e como essa empresa brasileira de Tecnologia da Informação (TI) se apresenta para o mercado como excelente oportunidade para se trabalhar com criatividade e envolvimento, constatando-se, porém, que ainda é muito insignificante as formas de avaliação e mensuração dos resultados relativos ao emprego da educação corporativa nas organizações de modo geral. |