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Dissertação
Divulgação científica no ciberespaço: a visualização de colégio invisível em rede social digital
Discute os colégios invisíveis em rede social digital (o Facebook) para compor um ecossistema da divulgação científica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva. Possui natureza qualitativa e quantitativa delineados entre observação e levantamento dos sujeitos. Para a composição da amost...
Autor principal: | Marques, Andrielle de Aquino |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6972420064982621 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5026 |
Resumo: |
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Discute os colégios invisíveis em rede social digital (o Facebook) para compor um
ecossistema da divulgação científica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva.
Possui natureza qualitativa e quantitativa delineados entre observação e levantamento
dos sujeitos. Para a composição da amostra dos sujeitos da pesquisa, utilizou-se a
produção de artigos científicos coletados em base de dados por meio do tema rede social
nos anos de 2006 a 2011. Tal processo foi alcançado por meio de 2 passos para a
identificação dos sujeitos, enquanto que o passo 3 descreve a natureza qualitativa da
pesquisa com o levantamento do colégio invisível. Obteve-se como sujeitos 43
pesquisadores de instituições brasileiras, com participação na produção de artigos de
autorias múltiplas. Dentre o colégio invisível observou-se a produção científica em
conjunto com pesquisadores de outros países como Estados Unidos, França, Portugal,
Canadá e Hungria, tais pesquisadores estrangeiros não estão inclusos na amostra da
pesquisa. Entre os pesquisados com mais de uma publicação do total de 126 artigos
coletados, verificou-se que os números de produção chegam até no máximo 3 artigos
onde se destacam dois pesquisadores. A análise foi realizada tendo em vista os sujeitos
que compõem os 9 grupos levantados pelos artigos. O estudo revelou que os sujeitos da
amostra pesquisam sobre rede social, mas pouco interagem no Facebook, divulgam na
rede social apenas os eventos e assuntos profissionais e não interagem entre si, esta foi a
realidade levantada com a observação desta investigação. |