Dissertação

Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino

Embora pertençam a um mesmo sistema social, as organizações governamentais e comerciais, entre outras, possuem comportamentos e ambientes internos diferentes. As instituições de ensino, por exemplo, diferem das outras organizações, não só na arquitetura, mas também no clima interno e na cultura. O p...

ver descrição completa

Autor principal: Montes, Antônio da Conceição
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8757815680659267
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5151
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-51512016-08-27T05:03:54Z Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino Montes, Antônio da Conceição Machado, Waltair Vieira http://lattes.cnpq.br/8757815680659267 http://lattes.cnpq.br/6043745262619436 Clima Organizacional Cultura Organizacional Escala Likert Organizational Climate Organizational Culture Likert Scale ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Embora pertençam a um mesmo sistema social, as organizações governamentais e comerciais, entre outras, possuem comportamentos e ambientes internos diferentes. As instituições de ensino, por exemplo, diferem das outras organizações, não só na arquitetura, mas também no clima interno e na cultura. O presente trabalho tem como objetivo, verificar e discutir um modelo de questionário adequado para avaliação do clima organizacional em instituições de Ensino Superior. A avaliação deste instrumento é focada na facilidade de compreensão dos itens por parte dos entrevistados, proposto com base na síntese de alguns dos instrumentos já utilizados para avaliação do clima organizacional para aferir o clima organizacional em uma instituição de ensino superior de maneira eficiente, proporcionando maior rapidez na interpretação, análise e diagnóstico dos dados obtidos por meio deste instrumento sem comprometer a qualidade, eficácia e relevância dos resultados. Com base na revisão da literatura, foram observados diferentes modelos para medir o clima organizacional e cada um analisa as dimensões associadas com determinadas propriedades da organização específica a ser estudada. O instrumento apresentado baseia-se nas características do contexto de trabalho para o qual foi criado e responde à falta de instrumentos que permitam avaliar de forma simples o clima especifico de instituições de ensino. Em resumo, o clima foi estabelecido como uma construção de considerável interesse dentro do campo da pesquisa de comportamento organizacional, predominantemente como resultado de sua influência demonstrável sobre a eficácia organizacional. Although belonging to the same social system, governmental and commercial organizations, among others, possess different internal environments and behaviors. Teaching institution, for example, It differs from other organizations, not only in architecture but also in the internal climate and culture. This study aims, verify and discuss an appropriate questionnaire model to evaluate the organizational climate in higher education institutions. The assessment of this instrument is focused on ease of understanding of the items by the respondents, proposed based on the synthesis of some of the instruments already used to evaluate the organizational climate to measure the organizational climate to effectively assess such a climate in secondary education institutions, allowing for swifter analysis, interpretations and diagnostics of data obtained through this method without compromising quality, effectiveness or relevance of results. Based on the literature review, different models measuring organizational climate were observed, each analyzing the dimensions associated with determined properties of the specific organization to be studied. The presented instrument is based on the characteristics of the work context for which it was created and responds to the lack of tools that allow for simple evaluation of the specific climate of teaching institutions. In conclusion, the climate was acknowledged as a construct of considerable interest within the research field of Organizational Behavior, predominantly as a result of its demonstrable influence over organizational effectiveness. Key CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-08-26T12:20:07Z 2015-09-25 Dissertação MONTES, Antônio da Conceição. Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Clima Organizacional
Cultura Organizacional
Escala Likert
Organizational Climate
Organizational Culture
Likert Scale
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Clima Organizacional
Cultura Organizacional
Escala Likert
Organizational Climate
Organizational Culture
Likert Scale
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Montes, Antônio da Conceição
Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
topic_facet Clima Organizacional
Cultura Organizacional
Escala Likert
Organizational Climate
Organizational Culture
Likert Scale
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description Embora pertençam a um mesmo sistema social, as organizações governamentais e comerciais, entre outras, possuem comportamentos e ambientes internos diferentes. As instituições de ensino, por exemplo, diferem das outras organizações, não só na arquitetura, mas também no clima interno e na cultura. O presente trabalho tem como objetivo, verificar e discutir um modelo de questionário adequado para avaliação do clima organizacional em instituições de Ensino Superior. A avaliação deste instrumento é focada na facilidade de compreensão dos itens por parte dos entrevistados, proposto com base na síntese de alguns dos instrumentos já utilizados para avaliação do clima organizacional para aferir o clima organizacional em uma instituição de ensino superior de maneira eficiente, proporcionando maior rapidez na interpretação, análise e diagnóstico dos dados obtidos por meio deste instrumento sem comprometer a qualidade, eficácia e relevância dos resultados. Com base na revisão da literatura, foram observados diferentes modelos para medir o clima organizacional e cada um analisa as dimensões associadas com determinadas propriedades da organização específica a ser estudada. O instrumento apresentado baseia-se nas características do contexto de trabalho para o qual foi criado e responde à falta de instrumentos que permitam avaliar de forma simples o clima especifico de instituições de ensino. Em resumo, o clima foi estabelecido como uma construção de considerável interesse dentro do campo da pesquisa de comportamento organizacional, predominantemente como resultado de sua influência demonstrável sobre a eficácia organizacional.
author_additional Machado, Waltair Vieira
author_additionalStr Machado, Waltair Vieira
format Dissertação
author Montes, Antônio da Conceição
author2 http://lattes.cnpq.br/8757815680659267
author2Str http://lattes.cnpq.br/8757815680659267
title Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_short Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_full Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_fullStr Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_full_unstemmed Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_sort modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151
_version_ 1781302127877947392
score 11.653393