Dissertação

A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios

Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problem...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Clicio Freire da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6125733866989898
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5231
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-52312018-08-23T15:17:49Z A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios Silva, Clicio Freire da Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/6125733866989898 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Modelagem Matemática Interpolação de Lagrange Polinômios e Equações Algébricas Polinômios Equações Algébricas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho. This study aims to present the mathematical modeling as an important alternative in the recovery of a significant teaching mathematics in high school . We presented Lagrange Interpolation to complement strategy of a problem situation modeled with regard to trend analysis and forecasting of results of an experiment . Thus, we suggest a proposed class for high school students in which are carried out activities so that students know Interpolation of Lagrange , learn to use it and apply it from simple situations to interdisciplinary problems involving, for example , biology, physics and Geography . The main objectives of this class , the material and the time needed and the prerequisites for its success are also detailed in this work . CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-10-03T13:23:27Z 2016-06-06 Dissertação SILVA, Clicio Freire da. A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Modelagem Matemática
Interpolação de Lagrange
Polinômios e Equações Algébricas
Polinômios
Equações Algébricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Modelagem Matemática
Interpolação de Lagrange
Polinômios e Equações Algébricas
Polinômios
Equações Algébricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Silva, Clicio Freire da
A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
topic_facet Modelagem Matemática
Interpolação de Lagrange
Polinômios e Equações Algébricas
Polinômios
Equações Algébricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma importante alternativa no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tal, apresentamos a Interpolação de Lagrange resolvido através de estratégias de complementação de algumas situações-problemas modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Assim, sugerimos uma proposta de aula para alunos do Ensino Médio na qual realizaram-se atividades de modo que os estudantes conheceram a Interpolação de Lagrange, aprendendo a utilizá-la e aplicá-las desde situações simples até problemas interdisciplinares envolvendo, por exemplo, Biologia, Física e Geografia. Os principais objetivos dessa aula, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também são detalhados nesse trabalho.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Silva, Clicio Freire da
author2 http://lattes.cnpq.br/6125733866989898
author2Str http://lattes.cnpq.br/6125733866989898
title A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_short A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_full A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_fullStr A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_full_unstemmed A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios
title_sort interpolação de lagrange: uma proposta ao ensino médio para a modelagem matemática de polinômios
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5231
_version_ 1831969417350610944
score 11.755432