/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental
Esta pesquisa objetivou analisar os processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no 6º ano do ensino fundamental. Na intenção de detalhar a presente abordagem, o estudo buscou caracterizar a dinâmica didático-pedagógica que ancora o ensino e a aprendizagem do conteúdo matemátic...
Autor principal: | Rafael, Giskele Luz |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4821830493859075 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5257 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa objetivou analisar os processos pedagógicos e a construção do conhecimento
matemático no 6º ano do ensino fundamental. Na intenção de detalhar a presente abordagem,
o estudo buscou caracterizar a dinâmica didático-pedagógica que ancora o ensino e a
aprendizagem do conteúdo matemático no 6º ano do ensino fundamental, investigando
professor, estudante e a observação da sala de aula, levantando como problema de estudo: De
que maneira os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem se configuram na
perspectiva da construção do conhecimento matemático no ensino fundamental? Para nortear
o problema de pesquisa, as seguintes questões se fazem necessárias: Como a dinâmica
didático-pedagógica do desenvolvimento do conteúdo matemático se apresenta no 6º ano do
ensino fundamental? Como as perspectivas epistemológicas sobre o conteúdo do
conhecimento matemático se configuram a partir do desenvolvimento didático entre professor
e estudante? As bases teóricas da pesquisa foram definidas a partir dos estudos da
epistemologia genética e do construtivismo, enfatizando conceitos e reflexões de Jean Piaget,
Fernando Becker e Zélia Ramozzi-Chiarottino. Também constituem âncoras da pesquisa, a
abordagem acerca do processo didático-pedagógico de Paulo Freire e Antoni Zabala. A
abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativa, desdobrando atividades de
entrevistas com os sujeitos professores e estudantes, bem como observação direta do processo
didático da sala de aula. Os instrumentos de pesquisa, a organização e categorização dos
dados, privilegiaram aspectos discursivos, referente às vozes dos professores e de estudantes
adolescentes do 6º ano, procedendo à análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). A análise
dos dados indica que os estudantes se fundamentam numa concepção predominantemente
empirista de conhecimento, sem, contudo tomar consciência do fato. Esta concepção é fruto
de uma construção que emerge do contexto cultural e social do estudante, onde se pode incluir
a escola e a família. A pesquisa indica de igual modo, que os docentes indicam traços de uma
concepção epistemológica essencialmente empirista e apriorista, nota-se, no entanto que o
docente não tem consciência da epistemologia que conduz a sua prática e o seu fazer
pedagógico. O estudo aponta para indícios de que as salas de aula de matemática são
constituídas de estudantes que apresentam grandes dificuldades de construir seu
conhecimento e desconhecem as formas de alcançar a autonomia das suas ações. Professores
e estudantes se distanciam da concepção epistemológica construtivista, sendo determinados
por uma compressão de conhecimento que se funda no senso comum elaborado culturalmente.
As mudanças no ensino da Matemática precisam acontecer necessariamente na concepção
epistemológica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, para que por
meio da ação própria, professor e estudante construam suas possibilidades de conhecer. |