Dissertação

Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental

Esta pesquisa objetivou analisar os processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no 6º ano do ensino fundamental. Na intenção de detalhar a presente abordagem, o estudo buscou caracterizar a dinâmica didático-pedagógica que ancora o ensino e a aprendizagem do conteúdo matemátic...

ver descrição completa

Autor principal: Rafael, Giskele Luz
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4821830493859075
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5257
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5257
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-52572018-03-14T14:36:12Z Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental Rafael, Giskele Luz Brito, Luiz Carlos Cerquinho de http://lattes.cnpq.br/4821830493859075 http://lattes.cnpq.br/7868389442607257 Processo didático-pedagógico Concepções epistemológicas Conhecimento matemático Epistemologia genética CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Esta pesquisa objetivou analisar os processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no 6º ano do ensino fundamental. Na intenção de detalhar a presente abordagem, o estudo buscou caracterizar a dinâmica didático-pedagógica que ancora o ensino e a aprendizagem do conteúdo matemático no 6º ano do ensino fundamental, investigando professor, estudante e a observação da sala de aula, levantando como problema de estudo: De que maneira os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem se configuram na perspectiva da construção do conhecimento matemático no ensino fundamental? Para nortear o problema de pesquisa, as seguintes questões se fazem necessárias: Como a dinâmica didático-pedagógica do desenvolvimento do conteúdo matemático se apresenta no 6º ano do ensino fundamental? Como as perspectivas epistemológicas sobre o conteúdo do conhecimento matemático se configuram a partir do desenvolvimento didático entre professor e estudante? As bases teóricas da pesquisa foram definidas a partir dos estudos da epistemologia genética e do construtivismo, enfatizando conceitos e reflexões de Jean Piaget, Fernando Becker e Zélia Ramozzi-Chiarottino. Também constituem âncoras da pesquisa, a abordagem acerca do processo didático-pedagógico de Paulo Freire e Antoni Zabala. A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativa, desdobrando atividades de entrevistas com os sujeitos professores e estudantes, bem como observação direta do processo didático da sala de aula. Os instrumentos de pesquisa, a organização e categorização dos dados, privilegiaram aspectos discursivos, referente às vozes dos professores e de estudantes adolescentes do 6º ano, procedendo à análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). A análise dos dados indica que os estudantes se fundamentam numa concepção predominantemente empirista de conhecimento, sem, contudo tomar consciência do fato. Esta concepção é fruto de uma construção que emerge do contexto cultural e social do estudante, onde se pode incluir a escola e a família. A pesquisa indica de igual modo, que os docentes indicam traços de uma concepção epistemológica essencialmente empirista e apriorista, nota-se, no entanto que o docente não tem consciência da epistemologia que conduz a sua prática e o seu fazer pedagógico. O estudo aponta para indícios de que as salas de aula de matemática são constituídas de estudantes que apresentam grandes dificuldades de construir seu conhecimento e desconhecem as formas de alcançar a autonomia das suas ações. Professores e estudantes se distanciam da concepção epistemológica construtivista, sendo determinados por uma compressão de conhecimento que se funda no senso comum elaborado culturalmente. As mudanças no ensino da Matemática precisam acontecer necessariamente na concepção epistemológica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, para que por meio da ação própria, professor e estudante construam suas possibilidades de conhecer. This research aimed to analyze the educational processes and the construction of mathematical knowledge in the 6th grade of elementary school. In the intention of detailing this approach, the study sought to characterize the didactic and pedagogical dynamic that anchors the teaching and learning of the mathematical content in the 6th year of elementary school, investigating teacher, student and observation the classroom, posing as study problem: How the pedagogical processes of teaching and learning are configured from the perspective of construction of mathematical knowledge in elementary school? To guide the research problem, the following questions are necessary: As the didactic and pedagogic dynamic of the development of the mathematical content is presented in the 6th year of elementary school? As the epistemological perspectives on the content of mathematical knowledge are configured from the didactic development between teacher and student? The theoretical bases of the research were defined from studies of genetic epistemology and constructivism, emphasizing concepts and reflections of Jean Piaget, Fernando Becker and Zélia Ramozzi-Chiarottino. Are also anchors of the research, the approach about the teaching - learning process of Paulo Freire and Antoni Zabala. The methodological approach of the research is qualitative, unfolding activities of interviews with subject teachers and students, as well as direct observation of the didactic process in the classroom. The research instruments, the organization and categorization of data, privilege discursive aspects, relating to the voices of teachers and teenage students of the 6th year, proceeding to content analysis, according to Bardin (2011). Analysis of the data indicates that students are based in a predominantly empiricist conception of knowledge, without however make aware of the fact. This conception is the result of a construction emerging from the cultural and social context of the student, which may include the school and family. Research indicates equally that teachers indicate traces of an epistemological conception essentially empiricist and priori, it is noted, however that the teacher has no consciousness of epistemology that leads to their practice and their pedagogical practice. The study points to evidences that math classrooms are composed of students who have great difficulties to build their knowledge and are unaware of the ways of achieving the autonomy of their actions. Teachers and students differ from the constructivist epistemological conception, being determined by a compression of the knowledge that is based on common sense culturally elaborate. Changes in the teaching of mathematics must necessarily happen in the epistemological conception of the subjects involved in the teaching-learning process, that through the action itself, teacher and student build their possibilities to know. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-11-24T14:56:30Z 2016-04-26 Dissertação RAFAEL, Giskele Luz. Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental. 2016. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5257 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Processo didático-pedagógico
Concepções epistemológicas
Conhecimento matemático
Epistemologia genética
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Processo didático-pedagógico
Concepções epistemológicas
Conhecimento matemático
Epistemologia genética
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Rafael, Giskele Luz
Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental
topic_facet Processo didático-pedagógico
Concepções epistemológicas
Conhecimento matemático
Epistemologia genética
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Esta pesquisa objetivou analisar os processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no 6º ano do ensino fundamental. Na intenção de detalhar a presente abordagem, o estudo buscou caracterizar a dinâmica didático-pedagógica que ancora o ensino e a aprendizagem do conteúdo matemático no 6º ano do ensino fundamental, investigando professor, estudante e a observação da sala de aula, levantando como problema de estudo: De que maneira os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem se configuram na perspectiva da construção do conhecimento matemático no ensino fundamental? Para nortear o problema de pesquisa, as seguintes questões se fazem necessárias: Como a dinâmica didático-pedagógica do desenvolvimento do conteúdo matemático se apresenta no 6º ano do ensino fundamental? Como as perspectivas epistemológicas sobre o conteúdo do conhecimento matemático se configuram a partir do desenvolvimento didático entre professor e estudante? As bases teóricas da pesquisa foram definidas a partir dos estudos da epistemologia genética e do construtivismo, enfatizando conceitos e reflexões de Jean Piaget, Fernando Becker e Zélia Ramozzi-Chiarottino. Também constituem âncoras da pesquisa, a abordagem acerca do processo didático-pedagógico de Paulo Freire e Antoni Zabala. A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativa, desdobrando atividades de entrevistas com os sujeitos professores e estudantes, bem como observação direta do processo didático da sala de aula. Os instrumentos de pesquisa, a organização e categorização dos dados, privilegiaram aspectos discursivos, referente às vozes dos professores e de estudantes adolescentes do 6º ano, procedendo à análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). A análise dos dados indica que os estudantes se fundamentam numa concepção predominantemente empirista de conhecimento, sem, contudo tomar consciência do fato. Esta concepção é fruto de uma construção que emerge do contexto cultural e social do estudante, onde se pode incluir a escola e a família. A pesquisa indica de igual modo, que os docentes indicam traços de uma concepção epistemológica essencialmente empirista e apriorista, nota-se, no entanto que o docente não tem consciência da epistemologia que conduz a sua prática e o seu fazer pedagógico. O estudo aponta para indícios de que as salas de aula de matemática são constituídas de estudantes que apresentam grandes dificuldades de construir seu conhecimento e desconhecem as formas de alcançar a autonomia das suas ações. Professores e estudantes se distanciam da concepção epistemológica construtivista, sendo determinados por uma compressão de conhecimento que se funda no senso comum elaborado culturalmente. As mudanças no ensino da Matemática precisam acontecer necessariamente na concepção epistemológica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, para que por meio da ação própria, professor e estudante construam suas possibilidades de conhecer.
author_additional Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
author_additionalStr Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
format Dissertação
author Rafael, Giskele Luz
author2 http://lattes.cnpq.br/4821830493859075
author2Str http://lattes.cnpq.br/4821830493859075
title Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental
title_short Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental
title_full Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental
title_fullStr Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental
title_sort processos pedagógicos e a construção do conhecimento matemático no ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5257
_version_ 1831969422103805952
score 11.753735