Dissertação

As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação

O estudo tem como objetivo geral analisar as transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas, a partir dos cursos de Pós-Graduação. Foram delineados os seguintes objetivos específicos: identificar a rotina do trabalho acadêmico dos docentes da UFAM que atuam na pós-graduação,...

ver descrição completa

Autor principal: Paiva, Janaína Zildéia da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1997699237259127
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5295
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5295
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-52952016-12-01T05:03:51Z As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação Paiva, Janaína Zildéia da Silva Fernandez, Cristiane Bonfim http://lattes.cnpq.br/1997699237259127 http://lattes.cnpq.br/2022338716203801 Ensino superior Trabalho docente Educação Superior Brasileira Plano Nacional de Educação – PNE Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG CIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIAL O estudo tem como objetivo geral analisar as transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas, a partir dos cursos de Pós-Graduação. Foram delineados os seguintes objetivos específicos: identificar a rotina do trabalho acadêmico dos docentes da UFAM que atuam na pós-graduação, conhecer as condições de trabalho dos docentes e averiguar a produção e o produtivismo no trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no âmbito dos Programas de Pós-Graduação das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar totalizando dez cursos. Os sujeitos da pesquisa foram dez docentes do quadro permanente com mais de dez anos de trabalho institucional. Foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas para todos os representantes de cada curso. A pesquisa revelou que todos os docentes atuam na graduação e pós-graduação - mestrado e doutorado; em sua maioria levam trabalho para casa, a fim de conseguirem cumprir integralmente suas atribuições rotineiras e ainda fazem parte de conselhos administrativos da Universidade. Quando se trata de produção e produtivismo há uma valorização da quantidade em detrimento da qualidade na produção de artigos. A produção é quase que obrigatória em virtude da avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES que exige uma produção docente significativa para manutenção dos mesmos, o que tem contribuído para a intensificação do trabalho docente. Conclui-se que as exigências oriundas da Pós-Graduação intensificaram o trabalho docente, sobretudo, quanto à produção científica; o investimento restrito do Estado nas Universidades Federais tem contribuído para que os docentes concorram a Editais nas agências de fomento a fim de conseguirem recursos financeiros para suas pesquisas, visto que as condições de trabalho não têm garantido isso e há um predomínio do produtivismo intelectual. The study has the general objective analysis of the transformations of the teaching work at the Federal University of Amazonas, from the Graduate courses. Its specific objectives are: to identify the routine of academic work of UFAM of teachers who work in graduate school, know the working conditions of teachers and determine the production and productivism in teaching. Therefore, a field research in the framework of the Graduate Programs Humanities was held, Applied Social Sciences and Interdisciplinary totaling 10 courses. The study subjects were 10 teachers of the permanent staff with over 10 years of institutional work. Questionnaires were used with open and closed questions for all representatives of each course. The survey shows that all teachers working in undergraduate and postgraduate, masters and doctorates. And that most of them take work home to be able to meet with all your routine tasks, besides being part of the university administrative boards. The study shows that with respect to production and productivism, there is an appreciation of quantity over quality in the production of articles, even though the publication one of the teaching assignments, they have been led to a production almost mandatory, because of CAPES evaluation to graduate programs, which should have a significant production to keep their scores with the evaluative body, which has contributed to the intensification of teaching, according to the opinion of the same. The survey points out that the Graduate intensified teachers' work, particularly demanding scientific production. The study shows that because of the little state investment in federal universities, it has confirmed that the teachers start to compete for tenders in development agencies, in order to raise funds for their research, which takes time and wear on teaching CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-11-30T14:57:10Z 2016-06-27 Dissertação PAIVA, Janaína Zildéia da Silva. As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5295 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Serviço Social
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino superior
Trabalho docente
Educação Superior Brasileira
Plano Nacional de Educação – PNE
Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG
CIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIAL
spellingShingle Ensino superior
Trabalho docente
Educação Superior Brasileira
Plano Nacional de Educação – PNE
Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG
CIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIAL
Paiva, Janaína Zildéia da Silva
As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação
topic_facet Ensino superior
Trabalho docente
Educação Superior Brasileira
Plano Nacional de Educação – PNE
Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG
CIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIAL
description O estudo tem como objetivo geral analisar as transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas, a partir dos cursos de Pós-Graduação. Foram delineados os seguintes objetivos específicos: identificar a rotina do trabalho acadêmico dos docentes da UFAM que atuam na pós-graduação, conhecer as condições de trabalho dos docentes e averiguar a produção e o produtivismo no trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no âmbito dos Programas de Pós-Graduação das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar totalizando dez cursos. Os sujeitos da pesquisa foram dez docentes do quadro permanente com mais de dez anos de trabalho institucional. Foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas para todos os representantes de cada curso. A pesquisa revelou que todos os docentes atuam na graduação e pós-graduação - mestrado e doutorado; em sua maioria levam trabalho para casa, a fim de conseguirem cumprir integralmente suas atribuições rotineiras e ainda fazem parte de conselhos administrativos da Universidade. Quando se trata de produção e produtivismo há uma valorização da quantidade em detrimento da qualidade na produção de artigos. A produção é quase que obrigatória em virtude da avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES que exige uma produção docente significativa para manutenção dos mesmos, o que tem contribuído para a intensificação do trabalho docente. Conclui-se que as exigências oriundas da Pós-Graduação intensificaram o trabalho docente, sobretudo, quanto à produção científica; o investimento restrito do Estado nas Universidades Federais tem contribuído para que os docentes concorram a Editais nas agências de fomento a fim de conseguirem recursos financeiros para suas pesquisas, visto que as condições de trabalho não têm garantido isso e há um predomínio do produtivismo intelectual.
author_additional Fernandez, Cristiane Bonfim
author_additionalStr Fernandez, Cristiane Bonfim
format Dissertação
author Paiva, Janaína Zildéia da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/1997699237259127
author2Str http://lattes.cnpq.br/1997699237259127
title As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação
title_short As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação
title_full As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação
title_fullStr As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação
title_full_unstemmed As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação
title_sort as transformações do trabalho docente na universidade federal do amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5295
_version_ 1831969428767506432
score 11.755432