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Relatório de Pesquisa
Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
Esta pesquisa de iniciação científica traz como temática Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas . Trazer este tema para o campo da pesquisa, em si, é também um desafio, pois o processo de expansão do ensino superior e cons...
Autor principal: | Áquila Oliveira Rodrigues |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2796 |
Resumo: |
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Esta pesquisa de iniciação científica traz como temática Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas . Trazer este tema para o campo da pesquisa, em si, é também um desafio, pois o processo de expansão do ensino superior e consequentemente a interiorização das universidades no território brasileiro vem trazendo novos desafios para aqueles que decidiram exercer a docência universitária, principalmente, na região amazônica, por conta da singularidade de seus aspectos. Diante deste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os desafios da profissão docente de professores do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas. Este objetivo encaminha o desenvolvimento deste trabalho para uma pesquisa de campo, onde o objeto a ser analisado requererá uma abordagem qualitativa por exigir um contato direto e uma relação dinâmica entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos no processo. Os dados serão coletados através de entrevistas e analisados à luz da teoria, com base no referencial teórico selecionado. Esperamos, portanto, com este trabalho, suscitar reflexões sobre a valorização do profissional da educação inserido no contexto da interiorização da universidade; respeito e compromisso social em oferecermos o ensino de nível superior de qualidade à população do Sul do Amazonas, além de proporcionar subsídios teóricos sobre a docência do Ensino Superior para ampliação do conhecimento acadêmico e profissional dos que estão inseridos na educação. |