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Dissertação
A comunicação alternativa e a mediação do professor na sala de recursos multifuncionais : um estudo de caso
A pesquisa objetivou analisar o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem na sala de recursos multifuncionais procurando estabelecer como ocorre a aplicação da comunicação alternativa nesse processo. Teve como problema de investigação a busca pela maneira como ocorrem...
Autor principal: | Lima, Suelen Coelho |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5894014455420227 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5321 |
Resumo: |
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A pesquisa objetivou analisar o papel do professor como mediador no processo de
ensino e aprendizagem na sala de recursos multifuncionais procurando estabelecer
como ocorre a aplicação da comunicação alternativa nesse processo. Teve como
problema de investigação a busca pela maneira como ocorrem às práticas
pedagógicas na sala de recursos multifuncionais estabelecendo a relação com a
comunicação alternativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo por base
teórica a abordagem histórico-cultural por entendermos que as práticas pedagógicas
que envolvem a comunicação alternativa podem ser ressignificadas através de
práticas docentes mediadoras as quais possibilitam a constituição do sujeito por
intermédio das experiências com o outro, com isso, possibilitando construir uma
proposta pedagógica diferenciada na sala de recursos multifuncionais, promovendo
a interação do sujeito com o meio. Optamos pelo método de estudo de caso que
teve por instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a
observação da ação docente, considerando a mediação do professor através da
aplicabilidade dos recursos de comunicação alternativa. Para a estruturação da
análise dos dados organizamos as informações recolhidas em dois grandes eixos:
sendo o primeiro os sentidos e significados da ação docente e o professor e a
ressignificação da ação docente; e o segundo eixo abordou procedimentos para a
aplicabilidade dos recursos de comunicação alternativa e os recursos utilizados pelo
professor. Os estudos revelaram que, embora as práticas pedagógicas ocorram, por
meio da mediação docente, com o auxílio de recursos de comunicação alternativa,
de baixa tecnologia, muito há que se fazer para aprimorar as condições de
atendimento educacional especializado, uma vez que essa prática demanda
formação adequada do professor para que ele possa ampliar seus conhecimentos
acerca dos sistemas alternativos de comunicação para ir além do que já realiza com
dedicação, enriquecendo sua atuação pedagógica, nas salas de recursos
multifuncionais, no atendimento aos alunos privados, parcial ou definitivamente da
fala. |