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Dissertação
Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
As circunstâncias em que se dá o processo ensino-aprendizagem devem ser analisadas, tanto em seu aspecto pedagógico, quanto psicológico, a fim de que se possam compreender as causas concernentes às dificuldades que estão implícitas nesse processo e que devem ser consideradas quando se trata de pe...
Autor principal: | Rocha, Micherlângela Barroso |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1525524046737221 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3178 |
Resumo: |
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As circunstâncias em que se dá o processo ensino-aprendizagem devem ser
analisadas, tanto em seu aspecto pedagógico, quanto psicológico, a fim de que se
possam compreender as causas concernentes às dificuldades que estão implícitas
nesse processo e que devem ser consideradas quando se trata de pesquisar ou
avaliar as interações sociais que acontecem em sala de aula. A pesquisa aborda a
temática das interações sociais que acontecem, também, no Ensino Superior,
entendido, neste estudo, como a interação que ocorre entre docentes e discentes no
contexto de salas de aulas do curso de graduação em Pedagogia de uma
determinada universidade privada localizada no município de Manaus/AM. Para
decifrar a gênese dos processos de aprendizagem em um ambiente formal é
necessário decifrar os processos interativos, comunicativos e metacomunicativos,
que ocorrem nos diferentes momentos e espaços em que os sujeitos se encontram.
Pretende-se, portanto, fazer uma análise acerca da qualidade das interações sociais
envolvidas no contexto da sala de aula do ensino universitário em Manaus. Para tal
tarefa, o presente estudo utiliza a técnica do grupo focal a fim de atingir os objetivos
propostos. Com base na abordagem sócio-histórica de Vygotsky, o estudo analisa
como os processos interativos atuam enquanto mobilizadores da construção do
conhecimento ao longo de convergências e divergências nas interações,
especialmente nas negociações quanto aos objetivos e desenvolvimento de
atividades pedagógicas. Considera-se um problema original, tendo em vista a
escassez de estudos dessa natureza, sobretudo no Brasil, onde, em geral, as
pesquisas educacionais são voltadas para as séries iniciais, o que causa certa
inquietação por parte dos professores universitários, que, em sua maioria, têm
formações tecnicistas, faltando-lhes, portanto, maior compreensão a respeito das
interações humanas que ocorrem em sala de aula. |