Dissertação

Laboratório remoto de robótica como apoio ao Ensino de Programação

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado vi...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Thais Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4561217043748194
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5330
Resumo:
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado via Web que permite que mesmo pessoas geograficamente distantes tenham experiência com experimentos desta natureza. O laboratório caracteriza-se por possibilitar a aprendizagem colaborativa, explorando a Robótica Educacional como elemento motivador de aprendizagem. Suas funcionalidades foram testadas com resultados promissores, onde os usuários sentiram-se bastante interessados e motivados a continuar aprendendo programação e robótica. O sistema sugere desafios diversos com base na pontuação e perfil dos usuários. O trabalho desenvolvido apresenta avanços sobre laboratórios remotos de robótica encontrados na literatura, uma vez que permite a programação remota dos robôs através da linguagem de programação NXT-Python, e não apenas a manipulação por meio de setas de comando.