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Dissertação
Laboratório remoto de robótica como apoio ao Ensino de Programação
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado vi...
Autor principal: | Almeida, Thais Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4561217043748194 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5330 |
Resumo: |
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Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino
de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia
usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório
desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem
acessado via Web que permite que mesmo pessoas geograficamente
distantes tenham experiência com experimentos desta natureza. O laboratório
caracteriza-se por possibilitar a aprendizagem colaborativa, explorando
a Robótica Educacional como elemento motivador de aprendizagem. Suas
funcionalidades foram testadas com resultados promissores, onde os usuários
sentiram-se bastante interessados e motivados a continuar aprendendo
programação e robótica. O sistema sugere desafios diversos com base na
pontuação e perfil dos usuários. O trabalho desenvolvido apresenta avanços
sobre laboratórios remotos de robótica encontrados na literatura, uma vez
que permite a programação remota dos robôs através da linguagem de programação
NXT-Python, e não apenas a manipulação por meio de setas de
comando. |