Dissertação

Laboratório remoto de robótica como apoio ao Ensino de Programação

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado vi...

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Autor principal: Almeida, Thais Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4561217043748194
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5330
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-53302016-12-07T05:04:00Z Laboratório remoto de robótica como apoio ao Ensino de Programação Almeida, Thais Oliveira Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/4561217043748194 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Sistema Multiagente Aprendizagem de programação Laboratório Remoto Robótica Educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado via Web que permite que mesmo pessoas geograficamente distantes tenham experiência com experimentos desta natureza. O laboratório caracteriza-se por possibilitar a aprendizagem colaborativa, explorando a Robótica Educacional como elemento motivador de aprendizagem. Suas funcionalidades foram testadas com resultados promissores, onde os usuários sentiram-se bastante interessados e motivados a continuar aprendendo programação e robótica. O sistema sugere desafios diversos com base na pontuação e perfil dos usuários. O trabalho desenvolvido apresenta avanços sobre laboratórios remotos de robótica encontrados na literatura, uma vez que permite a programação remota dos robôs através da linguagem de programação NXT-Python, e não apenas a manipulação por meio de setas de comando. This work presents the development of Laboratory for Teaching of Robotics and programming with support of Multi-Agent Systems that assists users in learning programming using robots. The laboratory developed is available in a Learning Management System accessed via Web that allows even geographically distant people have experience with experiments of this nature. The laboratory is characterized by enabling collaborative learning, exploring Educational Robotics as motivating learning element. His features were tested with promising results, where users felt quite interested and motivated to keep learning programming and robotics. The system suggests several challenges based on the score and user profiles. The work presents advances in remote laboratories of robotics in the literature, since it allows remote programming of robots by NXT-Python programming language, not just manipulation by command arrows Agência de Fomento não informada 2016-12-06T13:30:16Z 2016-07-04 Dissertação ALMEIDA, Thais Oliveira. Laboratório remoto de robótica como apoio ao Ensino de Programação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5330 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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description Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado via Web que permite que mesmo pessoas geograficamente distantes tenham experiência com experimentos desta natureza. O laboratório caracteriza-se por possibilitar a aprendizagem colaborativa, explorando a Robótica Educacional como elemento motivador de aprendizagem. Suas funcionalidades foram testadas com resultados promissores, onde os usuários sentiram-se bastante interessados e motivados a continuar aprendendo programação e robótica. O sistema sugere desafios diversos com base na pontuação e perfil dos usuários. O trabalho desenvolvido apresenta avanços sobre laboratórios remotos de robótica encontrados na literatura, uma vez que permite a programação remota dos robôs através da linguagem de programação NXT-Python, e não apenas a manipulação por meio de setas de comando.
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