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Dissertação
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da bi...
Autor principal: | Cabete, Moisés da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1362670517641450 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426 |
Resumo: |
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O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da biblioteconomia; discutir as possibilidades de utilização dos princípios lean no aprimoramento de gestão de bibliotecas através de acervo enxuto; validar cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto junto a bibliotecários gestores de bibliotecas escolares da cidade de Manaus. Método: Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa metodológica, tendo como campo de analise as bibliotecas escolares da cidade de Manaus. A amostra da pesquisa foi composta por quarenta e cinco bibliotecários gestores e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com escala de percepção do tipo likert. A análise dos resultados da pesquisa se deu através de média ponderada e para a análise das variáveis adotou-se uma escala com base na média da pontuação de aceitação dos respondentes. Resultados: conclui-se que há um alto nível de concordância pela aceitação das cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto para bibliotecas escolares, sob a percepção de que essas diretrizes são vistas como uma nova linha estratégica para aprimorar os serviços de bibliotecas no campo de formação, organização e desenvolvimento de acervos escolares. |