/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da bi...
Autor principal: | Cabete, Moisés da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1362670517641450 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5426 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-54262019-08-21T20:36:06Z Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares Cabete, Moisés da Silva Melo, Daniel Reis Armond de http://lattes.cnpq.br/1362670517641450 http://lattes.cnpq.br/0038720677709107 Filosofia lean Biblioteca escolar Acervo enxuto Cinco leis da biblioteconomia Lean office ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da biblioteconomia; discutir as possibilidades de utilização dos princípios lean no aprimoramento de gestão de bibliotecas através de acervo enxuto; validar cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto junto a bibliotecários gestores de bibliotecas escolares da cidade de Manaus. Método: Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa metodológica, tendo como campo de analise as bibliotecas escolares da cidade de Manaus. A amostra da pesquisa foi composta por quarenta e cinco bibliotecários gestores e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com escala de percepção do tipo likert. A análise dos resultados da pesquisa se deu através de média ponderada e para a análise das variáveis adotou-se uma escala com base na média da pontuação de aceitação dos respondentes. Resultados: conclui-se que há um alto nível de concordância pela aceitação das cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto para bibliotecas escolares, sob a percepção de que essas diretrizes são vistas como uma nova linha estratégica para aprimorar os serviços de bibliotecas no campo de formação, organização e desenvolvimento de acervos escolares. This research aimed to propose guidelines for the formation and development of lean collection for school libraries, based on lean philosophy. Three specific objectives were developed: discussing possibilities of aligning lean principles and the five laws of library science; discussing possibilities of applying lean principles in order to improve library management through lean collection; validating five basic guidelines for lean collection creation according managers librarians view from school libraries in Manaus. Method: Aiming to achieve the goals, a methodological research was carried out on school libraries in Manaus. Forty-five managers librarians participated on this survey and the data collection instrument was a Likert Scale questionnaire. The results analysis was done through weighted average and the variables analysis adopted a scale based on the average of the respondents acceptance score. Results: As a conclusion there was is a high level of agreement by the acceptance of the five basic guidelines for lean collection creation for school libraries, under a perception that these guidelines represents a new strategic way to improve library services in terms of creation, organization and development of school collections. Agência de Fomento não informada 2017-01-20T18:41:36Z 2016-09-01 Dissertação CABETE, Moisés da Silva. Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Filosofia lean Biblioteca escolar Acervo enxuto Cinco leis da biblioteconomia Lean office ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
Filosofia lean Biblioteca escolar Acervo enxuto Cinco leis da biblioteconomia Lean office ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Cabete, Moisés da Silva Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares |
topic_facet |
Filosofia lean Biblioteca escolar Acervo enxuto Cinco leis da biblioteconomia Lean office ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
description |
O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da biblioteconomia; discutir as possibilidades de utilização dos princípios lean no aprimoramento de gestão de bibliotecas através de acervo enxuto; validar cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto junto a bibliotecários gestores de bibliotecas escolares da cidade de Manaus. Método: Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa metodológica, tendo como campo de analise as bibliotecas escolares da cidade de Manaus. A amostra da pesquisa foi composta por quarenta e cinco bibliotecários gestores e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com escala de percepção do tipo likert. A análise dos resultados da pesquisa se deu através de média ponderada e para a análise das variáveis adotou-se uma escala com base na média da pontuação de aceitação dos respondentes. Resultados: conclui-se que há um alto nível de concordância pela aceitação das cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto para bibliotecas escolares, sob a percepção de que essas diretrizes são vistas como uma nova linha estratégica para aprimorar os serviços de bibliotecas no campo de formação, organização e desenvolvimento de acervos escolares. |
author_additional |
Melo, Daniel Reis Armond de |
author_additionalStr |
Melo, Daniel Reis Armond de |
format |
Dissertação |
author |
Cabete, Moisés da Silva |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1362670517641450 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1362670517641450 |
title |
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares |
title_short |
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares |
title_full |
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares |
title_fullStr |
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares |
title_full_unstemmed |
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares |
title_sort |
gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2017 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426 |
_version_ |
1831969456532750336 |
score |
11.753735 |