Dissertação

Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares

O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da bi...

ver descrição completa

Autor principal: Cabete, Moisés da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1362670517641450
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5426
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-54262019-08-21T20:36:06Z Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares Cabete, Moisés da Silva Melo, Daniel Reis Armond de http://lattes.cnpq.br/1362670517641450 http://lattes.cnpq.br/0038720677709107 Filosofia lean Biblioteca escolar Acervo enxuto Cinco leis da biblioteconomia Lean office ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da biblioteconomia; discutir as possibilidades de utilização dos princípios lean no aprimoramento de gestão de bibliotecas através de acervo enxuto; validar cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto junto a bibliotecários gestores de bibliotecas escolares da cidade de Manaus. Método: Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa metodológica, tendo como campo de analise as bibliotecas escolares da cidade de Manaus. A amostra da pesquisa foi composta por quarenta e cinco bibliotecários gestores e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com escala de percepção do tipo likert. A análise dos resultados da pesquisa se deu através de média ponderada e para a análise das variáveis adotou-se uma escala com base na média da pontuação de aceitação dos respondentes. Resultados: conclui-se que há um alto nível de concordância pela aceitação das cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto para bibliotecas escolares, sob a percepção de que essas diretrizes são vistas como uma nova linha estratégica para aprimorar os serviços de bibliotecas no campo de formação, organização e desenvolvimento de acervos escolares. This research aimed to propose guidelines for the formation and development of lean collection for school libraries, based on lean philosophy. Three specific objectives were developed: discussing possibilities of aligning lean principles and the five laws of library science; discussing possibilities of applying lean principles in order to improve library management through lean collection; validating five basic guidelines for lean collection creation according managers librarians view from school libraries in Manaus. Method: Aiming to achieve the goals, a methodological research was carried out on school libraries in Manaus. Forty-five managers librarians participated on this survey and the data collection instrument was a Likert Scale questionnaire. The results analysis was done through weighted average and the variables analysis adopted a scale based on the average of the respondents acceptance score. Results: As a conclusion there was is a high level of agreement by the acceptance of the five basic guidelines for lean collection creation for school libraries, under a perception that these guidelines represents a new strategic way to improve library services in terms of creation, organization and development of school collections. Agência de Fomento não informada 2017-01-20T18:41:36Z 2016-09-01 Dissertação CABETE, Moisés da Silva. Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Filosofia lean
Biblioteca escolar
Acervo enxuto
Cinco leis da biblioteconomia
Lean office
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Filosofia lean
Biblioteca escolar
Acervo enxuto
Cinco leis da biblioteconomia
Lean office
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Cabete, Moisés da Silva
Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
topic_facet Filosofia lean
Biblioteca escolar
Acervo enxuto
Cinco leis da biblioteconomia
Lean office
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description O objetivo geral desta pesquisa foi propor diretrizes para a formação e desenvolvimento de acervos enxutos para bibliotecas escolares, baseados na filosofia lean. Foram elaborados três objetivos específicos, a saber: discutir as possibilidades de alinhamento dos princípios lean e as cinco leis da biblioteconomia; discutir as possibilidades de utilização dos princípios lean no aprimoramento de gestão de bibliotecas através de acervo enxuto; validar cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto junto a bibliotecários gestores de bibliotecas escolares da cidade de Manaus. Método: Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa metodológica, tendo como campo de analise as bibliotecas escolares da cidade de Manaus. A amostra da pesquisa foi composta por quarenta e cinco bibliotecários gestores e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com escala de percepção do tipo likert. A análise dos resultados da pesquisa se deu através de média ponderada e para a análise das variáveis adotou-se uma escala com base na média da pontuação de aceitação dos respondentes. Resultados: conclui-se que há um alto nível de concordância pela aceitação das cinco diretrizes básicas para formação de acervo enxuto para bibliotecas escolares, sob a percepção de que essas diretrizes são vistas como uma nova linha estratégica para aprimorar os serviços de bibliotecas no campo de formação, organização e desenvolvimento de acervos escolares.
author_additional Melo, Daniel Reis Armond de
author_additionalStr Melo, Daniel Reis Armond de
format Dissertação
author Cabete, Moisés da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/1362670517641450
author2Str http://lattes.cnpq.br/1362670517641450
title Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
title_short Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
title_full Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
title_fullStr Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
title_full_unstemmed Gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
title_sort gestão de acervo enxuto para bibliotecas escolares
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5426
_version_ 1831969456532750336
score 11.753735