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Dissertação
A representação da Amazônia em visualidades contemporâneas: um estudo sobre as ramagens otonianas
Esta dissertação propõe uma possibilidade de leitura relacional, estabelecida por intermédio de um circuito ecossistêmico, entre comunicação-arte-audiovisual-Amazônia, enfatizando a descrição e a interpretação sobre aspectos da representação da Amazônia, com destaque para a obra do artista visual...
Autor principal: | Lopes, Rafael de Figueiredo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6589546984367592 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5537 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-55372017-03-03T05:03:27Z A representação da Amazônia em visualidades contemporâneas: um estudo sobre as ramagens otonianas Lopes, Rafael de Figueiredo Freitas, Ítala Clay de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6589546984367592 http://lattes.cnpq.br/1194804661615642 Nogueira, Wilson de Souza Costa, Hideraldo Lima da Ecossistemas Comunicacionais Arte audiovisual Communicational Ecosystems CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO Esta dissertação propõe uma possibilidade de leitura relacional, estabelecida por intermédio de um circuito ecossistêmico, entre comunicação-arte-audiovisual-Amazônia, enfatizando a descrição e a interpretação sobre aspectos da representação da Amazônia, com destaque para a obra do artista visual Otoni Mesquita. A perspectiva teóricometodológica segue preceitos do Pensamento Complexo e Sistêmico, reconhecendo o dinamismo e a interdependência dos acontecimentos físicos, biológicos, socioculturais e tecnológicos. Sendo assim, a investigação se desenvolve inter-relacionando linguagens artísticas e processos criativos com aspectos históricos, antropológicos, sociológicos e ambientais, a fim de compreender características sobre um fenômeno artísticocomunicacional. Desse modo, busca-se ampliar os horizontes das pesquisas no campo da Comunicação e contribuir para a construção de um pensamento social crítico, em consonância com novos paradigmas científicos. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos de campo virtual, fundamentados na netnografia e em aportes semióticos para leitura e análise de linguagens, estéticas e representações artísticas (sobretudo, conteúdos audiovisuais). A investigação sugere que a semiose do transcurso criativo-comunicativo, que emerge da multiplicidade expressiva de Otoni Mesquita, pelo seu diversificado repertório de linguagens artísticas e ações cotidianas, se configura como uma dinâmica rede ou um ecossistema comunicacional, articulado por multiplicidades, memórias e transformações: as ramagens otonianas. Um fluxo contínuo e cíclico, pelo qual ressoam experimentações criativas, críticas sociais e reelaborações sígnicas, instigando novas percepções sobre a imagética relacionada à região amazônica, questionando modelos hegemônicos construídos pelo imaginário colonizado no processo histórico e a retórica que age sobre o senso comum, apresentando outras visualidades, outros discursos e outras verdades. This thesis proposes a relational reading, through an Communicational Ecosystem circuit between Communication, Art, Audiovisual and Amazon. Search a reflexive understanding to analyze and interpret aspects of the representation of the region, with emphasis on the work of visual artist Otoni Mesquita. The theoretical and methodological approach is based on the based on the Theory of Complexity and Systemic Paradigm, recognizing the dynamism and interdependence of events physical, biological, social, cultural and technological. Interrelates art languages and creative processes with historical, anthropological, sociological and environmental, with a differentiated approach to the Amazon representation. Seeks to expand the prospects of research in Communication and contribute to the construction of critical thinking in line with new scientific paradigms. In addition to the literature they were performed virtual studies, based on netnography and semiotic contributions to reading and analyzing languages, aesthetic and artistic performances (especially audiovisual). Research suggests that semiosis creative and communicative passing Otoni Mesquita, is configured as a network dynamic, articulated by multiplicities, memories and transformations, questioning hegemonic models built in the historical process, denouncing the falsity of the dominant representations and their stereotyped speeches. In continuous and cyclic flow of artistic experimentations creator presents different perspectives for the representation of the Amazon. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-03-02T15:17:44Z 2016-12-16 Dissertação LOPES, Rafael de Figueiredo. A representação da Amazônia em visualidades contemporâneas: um estudo sobre as ramagens otonianas. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5537 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Ecossistemas Comunicacionais Arte audiovisual Communicational Ecosystems CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO |
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Esta dissertação propõe uma possibilidade de leitura relacional, estabelecida por
intermédio de um circuito ecossistêmico, entre comunicação-arte-audiovisual-Amazônia,
enfatizando a descrição e a interpretação sobre aspectos da representação da Amazônia,
com destaque para a obra do artista visual Otoni Mesquita. A perspectiva teóricometodológica
segue preceitos do Pensamento Complexo e Sistêmico, reconhecendo o
dinamismo e a interdependência dos acontecimentos físicos, biológicos, socioculturais e
tecnológicos. Sendo assim, a investigação se desenvolve inter-relacionando linguagens
artísticas e processos criativos com aspectos históricos, antropológicos, sociológicos e
ambientais, a fim de compreender características sobre um fenômeno artísticocomunicacional.
Desse modo, busca-se ampliar os horizontes das pesquisas no campo da
Comunicação e contribuir para a construção de um pensamento social crítico, em
consonância com novos paradigmas científicos. Além da pesquisa bibliográfica foram
realizados estudos de campo virtual, fundamentados na netnografia e em aportes
semióticos para leitura e análise de linguagens, estéticas e representações artísticas
(sobretudo, conteúdos audiovisuais). A investigação sugere que a semiose do transcurso
criativo-comunicativo, que emerge da multiplicidade expressiva de Otoni Mesquita, pelo
seu diversificado repertório de linguagens artísticas e ações cotidianas, se configura como
uma dinâmica rede ou um ecossistema comunicacional, articulado por multiplicidades,
memórias e transformações: as ramagens otonianas. Um fluxo contínuo e cíclico, pelo
qual ressoam experimentações criativas, críticas sociais e reelaborações sígnicas,
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