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Dissertação
A qualidade do Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Manaus: um estudo de caso
Esta pesquisa avaliou a qualidade do Programa Bolsa Universidade (PBU) da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Devido à abrangência do tema, a pesquisa delimitou sua abordagem ao conhecimento da percepção de qualidade dos beneficiários egressos, no recorte histórico de 2009/2 a 2015/1, bem como aná...
Autor principal: | Almeida, Harllesson Galucio de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7600742927325462 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5556 |
Resumo: |
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Esta pesquisa avaliou a qualidade do Programa Bolsa Universidade (PBU) da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Devido à abrangência do tema, a pesquisa delimitou sua abordagem ao conhecimento da percepção de qualidade dos beneficiários egressos, no recorte histórico de 2009/2 a 2015/1, bem como análise de indicadores dos cursos ofertados pelo programa. O objetivo geral foi avaliar a qualidade do PBU, com lastro na percepção dos egressos do impacto das ações do programa nas suas carreiras profissionais e indicadores do Ministério da Educação (MEC). A metodologia adotada foi descritiva, de natureza qualiquantitativa; quanto aos meios, bibliográfica, documental, ex post facto, estudo de caso e pesquisa de campo, aplicando questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário aplicado foi dividido em duas dimensões: qualidade técnica e imagem do programa. Para tratamento quantitativo dos dados foi utilizado o software estatístico livre R 3.0.3, a fim de sintetizar as informações, e para tratamento qualitativo da pergunta aberta foi utilizada a técnica de analise de conteúdo. Os resultados indicam a percepção dos egressos de uma qualidade positiva, os mesmos apontam imagem do programa, formação e preparação para o mercado como os itens mais bem avaliados, 96,9% indicariam o PBU, 75,7% sentiram-se preparados para o mercado e 73,9% estavam satisfeitos com a formação recebida. A pesquisa possibilitou perceber deficiências no programa, com relação à inserção no mercado, pois 46% não atuam na área de formação, 31,8% não tiveram incremento de renda e 26,1% estão insatisfeitos com os projetos de contrapartida. Com base nos indicadores do MEC, 76,5% dos cursos têm CPC na faixa 3, e 9 das 11 Instituições de Ensino Superior (IES), parceiras do programa em 2016, têm conceito IGC na faixa 3, ambos os conceitos variando de 1 a 5, sendo a faixa 3 o mínimo necessário para satisfazer os critérios de qualidade do MEC. |