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Dissertação
Branding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm
A presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, fora...
Autor principal: | Correa, Sarah Batista |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5576591202786104 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5661 |
Resumo: |
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A presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do
reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no
ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da
abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, foram estabelecidos os
objetivos específicos de discutir a experiência olfativa do consumidor no contexto da
sociedade hipermoderna, conceituar o design da experiência olfativa do consumidor
com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e
ecossistêmico e analisar as emoções envolvidas na experiência olfativa do
consumidor com o aroma de ambiente da marca. Nesse sentido, o referencial
teórico envolve o estudo e a investigação das linguagens, representações e
estéticas comunicacionais a partir de uma perspectiva ecossistêmica, segundo os
autores Monteiro (2011) e Pereira (2012), da semiótica pierciana e da semiótica da
cultura, da teoria das affordances de Gibson (1979) e do pensamento complexo de
Morin (2008). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e
exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e
Mont’Alvão (2010) como base para modelagem do ecossistema comunicacional da
marca Farm, a observação sistemática de Gil (2010) para coleta de dados sobre o
ambiente selecionado como sistema-alvo de análise e a análise de conteúdo de
Bardin (2011) sobre os dados coletados por meio de entrevistas aplicadas às
consumidoras da marca. O desenvolvimento da pesquisa se deu na loja física da
marca Farm, localizada no Shopping Manauara, na cidade de Manaus, dentro do
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – PPGCCOM da
Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Como principais resultados podem ser
mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca Farm por
meio da modelagem sistêmica dos seus pontos de contato, com a consequente
localização do ambiente da loja física e do aroma de ambiente dentro desse
ecossistema. Destaca-se, ainda, a caracterização dos efeitos da semiose exercida
sobre o consumidor durante a experiência de consumo estudada. |