Dissertação

Branding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm

A presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, fora...

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Autor principal: Correa, Sarah Batista
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5576591202786104
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5661
Resumo:
A presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, foram estabelecidos os objetivos específicos de discutir a experiência olfativa do consumidor no contexto da sociedade hipermoderna, conceituar o design da experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e ecossistêmico e analisar as emoções envolvidas na experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca. Nesse sentido, o referencial teórico envolve o estudo e a investigação das linguagens, representações e estéticas comunicacionais a partir de uma perspectiva ecossistêmica, segundo os autores Monteiro (2011) e Pereira (2012), da semiótica pierciana e da semiótica da cultura, da teoria das affordances de Gibson (1979) e do pensamento complexo de Morin (2008). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e Mont’Alvão (2010) como base para modelagem do ecossistema comunicacional da marca Farm, a observação sistemática de Gil (2010) para coleta de dados sobre o ambiente selecionado como sistema-alvo de análise e a análise de conteúdo de Bardin (2011) sobre os dados coletados por meio de entrevistas aplicadas às consumidoras da marca. O desenvolvimento da pesquisa se deu na loja física da marca Farm, localizada no Shopping Manauara, na cidade de Manaus, dentro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – PPGCCOM da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Como principais resultados podem ser mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca Farm por meio da modelagem sistêmica dos seus pontos de contato, com a consequente localização do ambiente da loja física e do aroma de ambiente dentro desse ecossistema. Destaca-se, ainda, a caracterização dos efeitos da semiose exercida sobre o consumidor durante a experiência de consumo estudada.