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Dissertação
Branding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm
A presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, fora...
Autor principal: | Correa, Sarah Batista |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5576591202786104 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-56612017-05-06T05:03:45Z Branding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm Correa, Sarah Batista Pereira, Mirna Feitoza http://lattes.cnpq.br/5576591202786104 http://lattes.cnpq.br/3672143405880289 Freitas, Ítala Clay de Oliveira Santos, Fátima Aparecida dos Ecossistemas comunicacionais Branding Emocional Experiência Olfativa Experiência Semiótica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO A presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, foram estabelecidos os objetivos específicos de discutir a experiência olfativa do consumidor no contexto da sociedade hipermoderna, conceituar o design da experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e ecossistêmico e analisar as emoções envolvidas na experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca. Nesse sentido, o referencial teórico envolve o estudo e a investigação das linguagens, representações e estéticas comunicacionais a partir de uma perspectiva ecossistêmica, segundo os autores Monteiro (2011) e Pereira (2012), da semiótica pierciana e da semiótica da cultura, da teoria das affordances de Gibson (1979) e do pensamento complexo de Morin (2008). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e Mont’Alvão (2010) como base para modelagem do ecossistema comunicacional da marca Farm, a observação sistemática de Gil (2010) para coleta de dados sobre o ambiente selecionado como sistema-alvo de análise e a análise de conteúdo de Bardin (2011) sobre os dados coletados por meio de entrevistas aplicadas às consumidoras da marca. O desenvolvimento da pesquisa se deu na loja física da marca Farm, localizada no Shopping Manauara, na cidade de Manaus, dentro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – PPGCCOM da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Como principais resultados podem ser mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca Farm por meio da modelagem sistêmica dos seus pontos de contato, com a consequente localização do ambiente da loja física e do aroma de ambiente dentro desse ecossistema. Destaca-se, ainda, a caracterização dos efeitos da semiose exercida sobre o consumidor durante a experiência de consumo estudada. This research discusses the phenomenon of emotional branding through recognition of semiotics and olfactory experience of the consumers in Farm brand’s physical store environment from the semiotic point of view and the ecosystem approach to communication. Therefore, the specific objectives of discussing consumer olfactory experience in the context of hypermodern society were established, conceptualize consumer olfactory experience design with the environment aroma of the brand from the semiotic and ecosystem point of view and analyze the emotions involved the consumer olfactory experience with the scent of brand environment. In this sense, the theoretical background involves studying and researching of languages, representations and aesthetic communication from an ecosystem perspective, according to authors Monteiro (2011) and Pereira (2012), Peirce’s semiotics and the semiotics of culture, theory the affordances Gibson (1979) and Morin’s complex thought (2008). The developed research is qualitative, empirical and exploratory nature, it has having been used in its methodology techniques by Moraes and Mont'Alvão (2010) as a basis for modeling Farm brand’s communication ecosystem, the systematic observation Gil (2010) to collect data on the environment selected as analysis system target and Bardin content analysis (2011) on the data collected through interviews applied to the brand consumers. The development of the research took place in the physical store of Farm brand, located in Shopping Manauara, placed in Manaus city, within the Graduate Program in Communication Sciences - PPGCCOM from Federal University of Amazonas - UFAM. The main results can be mentioned the presentation of communication complexity of the brand studied through systematic analysis of their contact points and the subsequent location of the physical store environment and the aroma within this ecosystem. Noteworthy is also the characterization of the effects of semiosis exerted on the consumer during the studied consumer experience. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-05-05T14:22:19Z 2016-09-16 Dissertação CORREA, Sarah Batista. Branding Emocional: o design da experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5661 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A presente pesquisa discorre sobre o fenômeno do branding emocional por meio do
reconhecimento da experiência semiótica e olfativa vivenciada pelo consumidor no
ambiente da loja física da marca Farm a partir do ponto de vista semiótico e da
abordagem ecossistêmica da comunicação. Para tanto, foram estabelecidos os
objetivos específicos de discutir a experiência olfativa do consumidor no contexto da
sociedade hipermoderna, conceituar o design da experiência olfativa do consumidor
com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e
ecossistêmico e analisar as emoções envolvidas na experiência olfativa do
consumidor com o aroma de ambiente da marca. Nesse sentido, o referencial
teórico envolve o estudo e a investigação das linguagens, representações e
estéticas comunicacionais a partir de uma perspectiva ecossistêmica, segundo os
autores Monteiro (2011) e Pereira (2012), da semiótica pierciana e da semiótica da
cultura, da teoria das affordances de Gibson (1979) e do pensamento complexo de
Morin (2008). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e
exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e
Mont’Alvão (2010) como base para modelagem do ecossistema comunicacional da
marca Farm, a observação sistemática de Gil (2010) para coleta de dados sobre o
ambiente selecionado como sistema-alvo de análise e a análise de conteúdo de
Bardin (2011) sobre os dados coletados por meio de entrevistas aplicadas às
consumidoras da marca. O desenvolvimento da pesquisa se deu na loja física da
marca Farm, localizada no Shopping Manauara, na cidade de Manaus, dentro do
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – PPGCCOM da
Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Como principais resultados podem ser
mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca Farm por
meio da modelagem sistêmica dos seus pontos de contato, com a consequente
localização do ambiente da loja física e do aroma de ambiente dentro desse
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