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Dissertação
Um método de detecção de plágio em códigos-fonte para disciplinas iniciais de programação
A prática do plágio é um problema grave e crescente no meio acadêmico, que interfere na qualidade da produção científica, compromete a credibilidade do processo de autoria e ameaça a reputação de instituições de ensino e pesquisa. Esta pesquisa se contextualiza no problema da detecção de plágio e...
Autor principal: | Oliveira, Adria Menezes de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5448175185718888 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5666 |
Resumo: |
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A prática do plágio é um problema grave e crescente no meio acadêmico, que interfere
na qualidade da produção científica, compromete a credibilidade do processo de autoria
e ameaça a reputação de instituições de ensino e pesquisa. Esta pesquisa se contextualiza
no problema da detecção de plágio entre códigos-fonte desenvolvidos por turmas
iniciais de programação. Com o aumento do número de alunos nas instituições, a identificação
manual de irregularidades nas avaliações dessas turmas se tornou uma prática
que sobrecarrega os professores/monitores. Apesar da ampla quantidade de ferramentas
disponíveis para a detecção de plágio, poucas são capazes de identificar, de maneira
eficaz, o plágio em códigos desenvolvidos por alunos iniciantes em programação, uma
vez que esse códigos solucionam questões simples, e, portanto, geram pequenas soluções.
Diante disso, esta dissertação apresenta um método para detectar plágios em
atividades das disciplinas iniciais dos cursos de programação, com o intuito de favorecer
a confiabilidade dos resultados no processo de ensino-aprendizagem. O método
proposto apresenta resultados satisfatórios em comparação aos métodos disponíveis na
literatura relacionados ao tema. |