Dissertação

Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas

Este trabalho busca identificar e interpretar o uso do hipertexto no material didático impresso utilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) enquanto integrante da rede de educação profissional a distância do Governo Federal, a Rede e-Tec Brasil. Trata-se da análise de como o hi...

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Autor principal: Velasquez, Laura Vicuña
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7589523407509156
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5674
Resumo:
Este trabalho busca identificar e interpretar o uso do hipertexto no material didático impresso utilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) enquanto integrante da rede de educação profissional a distância do Governo Federal, a Rede e-Tec Brasil. Trata-se da análise de como o hipertexto foi utilizado na composição de conteúdos educacionais a partir de critérios de qualidade exigidos para este tipo de material e da realidade regional em que se encontra inserido o Estado do Amazonas. Valendo-se do método de Bardin, o estudo teve como base de análise três dentre os eixos tecnológicos mais representativos para a realidade do Estado do Amazonas: hospitalidade e lazer; gestão e negócios; informação e comunicação. Dentre as conclusões apontadas pelo estudo, destaca-se o fato de, apesar de apresentarem qualidade em relação aos conceitos e conteúdos a serem aprendidos pelos estudantes, e da qualidade técnica em termos de design e projeto gráfico, o material pode ser aprimorado sob o ponto de vista da hipertextualidade. Dinamismo, adaptabilidade e adequação às necessidades dos estudantes seriam alguns dos benefícios visualizados em decorrência deste aprimoramento.