Dissertação

Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas

Este trabalho busca identificar e interpretar o uso do hipertexto no material didático impresso utilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) enquanto integrante da rede de educação profissional a distância do Governo Federal, a Rede e-Tec Brasil. Trata-se da análise de como o hi...

ver descrição completa

Autor principal: Velasquez, Laura Vicuña
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7589523407509156
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5674
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5674
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-56742017-05-19T05:04:10Z Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas Velasquez, Laura Vicuña Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de http://lattes.cnpq.br/7589523407509156 http://lattes.cnpq.br/0632488092860482 Freitas, Marilene Corrêa da Silva Joye, Cassandra Ribeiro EAD - Educação a Distância Educação Profissional Material Impresso Hipertextualidade Hipertexto CIÊNCIAS HUMANAS Este trabalho busca identificar e interpretar o uso do hipertexto no material didático impresso utilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) enquanto integrante da rede de educação profissional a distância do Governo Federal, a Rede e-Tec Brasil. Trata-se da análise de como o hipertexto foi utilizado na composição de conteúdos educacionais a partir de critérios de qualidade exigidos para este tipo de material e da realidade regional em que se encontra inserido o Estado do Amazonas. Valendo-se do método de Bardin, o estudo teve como base de análise três dentre os eixos tecnológicos mais representativos para a realidade do Estado do Amazonas: hospitalidade e lazer; gestão e negócios; informação e comunicação. Dentre as conclusões apontadas pelo estudo, destaca-se o fato de, apesar de apresentarem qualidade em relação aos conceitos e conteúdos a serem aprendidos pelos estudantes, e da qualidade técnica em termos de design e projeto gráfico, o material pode ser aprimorado sob o ponto de vista da hipertextualidade. Dinamismo, adaptabilidade e adequação às necessidades dos estudantes seriam alguns dos benefícios visualizados em decorrência deste aprimoramento. This study aims to identify and interpret the use of hypertext language in printed educational materials used by Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) which acts as a member of e-Tec Brazil, the network of vocational distance education of the Federal Government. This is an analysis of how hypertext was used in the creation of educational content considering the quality criteria required for this type of material and the real regional situation of the state of Amazonas. Using the Bardin method, the study used three technological axes which are most representative of the real situation of the State of Amazonas: hospitality and leisure; management and business; and information and communication. According to the findings of this study, despite having quality with respect to concepts and content to be learned by students, and technical quality in terms of design and graphic design, the material can be improved in terms of its hypertextuality. Dynamism, adaptability and suitability to the needs of students would be some of the benefits viewed as a result of making such an improvement. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-05-18T19:47:40Z 2016-08-18 Dissertação VELASQUEZ, Laura Vicuña. Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5674 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic EAD - Educação a Distância
Educação Profissional
Material Impresso
Hipertextualidade
Hipertexto
CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle EAD - Educação a Distância
Educação Profissional
Material Impresso
Hipertextualidade
Hipertexto
CIÊNCIAS HUMANAS
Velasquez, Laura Vicuña
Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas
topic_facet EAD - Educação a Distância
Educação Profissional
Material Impresso
Hipertextualidade
Hipertexto
CIÊNCIAS HUMANAS
description Este trabalho busca identificar e interpretar o uso do hipertexto no material didático impresso utilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) enquanto integrante da rede de educação profissional a distância do Governo Federal, a Rede e-Tec Brasil. Trata-se da análise de como o hipertexto foi utilizado na composição de conteúdos educacionais a partir de critérios de qualidade exigidos para este tipo de material e da realidade regional em que se encontra inserido o Estado do Amazonas. Valendo-se do método de Bardin, o estudo teve como base de análise três dentre os eixos tecnológicos mais representativos para a realidade do Estado do Amazonas: hospitalidade e lazer; gestão e negócios; informação e comunicação. Dentre as conclusões apontadas pelo estudo, destaca-se o fato de, apesar de apresentarem qualidade em relação aos conceitos e conteúdos a serem aprendidos pelos estudantes, e da qualidade técnica em termos de design e projeto gráfico, o material pode ser aprimorado sob o ponto de vista da hipertextualidade. Dinamismo, adaptabilidade e adequação às necessidades dos estudantes seriam alguns dos benefícios visualizados em decorrência deste aprimoramento.
author_additional Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
author_additionalStr Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
format Dissertação
author Velasquez, Laura Vicuña
author2 http://lattes.cnpq.br/7589523407509156
author2Str http://lattes.cnpq.br/7589523407509156
title Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas
title_short Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas
title_full Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas
title_fullStr Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas
title_full_unstemmed Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas
title_sort do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no estado do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5674
_version_ 1831969500519464960
score 11.753735