/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Atualmente, com a grande utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em instituições de ensino-aprendizagem, torna-se necessário que os professores possam realizar o acompanhamento das interações dos alunos nos cursos de Educação a Distância (EaD). No entanto, alguns AVAs não possuem...
Autor principal: | Sousa Neto, Francisco Soares de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5681 |
Resumo: |
---|
Atualmente, com a grande utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVA) em instituições de ensino-aprendizagem, torna-se necessário que os
professores possam realizar o acompanhamento das interações dos alunos nos
cursos de Educação a Distância (EaD). No entanto, alguns AVAs não possuem
ferramentas específicas para auxiliar o professor a obter informações das
interações sociais dos alunos. Isso dificulta a percepção e o acompanhamento
por parte do professor nesses ambientes virtuais. Nesse sentido, com o
surgimento da Data Visualization, uma área de pesquisa relevante e muito
utilizada em diversas áreas do conhecimento para analisar e visualizar dados.
Esta pesquisa descreve um modelo de identificação e representação das
interações sociais dos alunos utilizando técnicas de visualização no AVA
Moodle. Com a ferramenta iTimeline desenvolvida nesta pesquisa, o professor
pode realizar o acompanhamento visual das interações de seus alunos em
tempo real dentro do AVA e adotar medidas que promovam a inserção social,
assim colaborando e incentivando o ensino e a aprendizagem. A iTimeline extrai
os dados contidos nos fóruns de discussão e mensagens registradas no banco
de dados e utiliza a estrutura de grafos e gráficos, como base, para apresentação
das informações sobre as interações dos alunos e exibindo-as visualmente ao
professor. Para validação desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso onde
foram investigadas suas possibilidades de uso e validação por meio de análise
dos dados em uma turma de um curso EaD de uma Instituição de Ensino
Federal. Foram realizados experimentos simulados e reais, assim, pode-se
concluir por meio dos testes que a visualização dos dados por intermédio de
grafos e gráficos no AVA utilizando Sistemas Multiagente, apresentou a
relevância desta pesquisa. |