/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Atualmente, com a grande utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em instituições de ensino-aprendizagem, torna-se necessário que os professores possam realizar o acompanhamento das interações dos alunos nos cursos de Educação a Distância (EaD). No entanto, alguns AVAs não possuem...
Autor principal: | Sousa Neto, Francisco Soares de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5681 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5681 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-56812017-05-31T05:03:24Z iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Sousa Neto, Francisco Soares de Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Castro Junior, Alberto Nogueira Thomé, Zeina Rebouças Correa Sistemas Multiagente Interação Social iTimeline Visualização de Dados Análises dos Dados CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Atualmente, com a grande utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em instituições de ensino-aprendizagem, torna-se necessário que os professores possam realizar o acompanhamento das interações dos alunos nos cursos de Educação a Distância (EaD). No entanto, alguns AVAs não possuem ferramentas específicas para auxiliar o professor a obter informações das interações sociais dos alunos. Isso dificulta a percepção e o acompanhamento por parte do professor nesses ambientes virtuais. Nesse sentido, com o surgimento da Data Visualization, uma área de pesquisa relevante e muito utilizada em diversas áreas do conhecimento para analisar e visualizar dados. Esta pesquisa descreve um modelo de identificação e representação das interações sociais dos alunos utilizando técnicas de visualização no AVA Moodle. Com a ferramenta iTimeline desenvolvida nesta pesquisa, o professor pode realizar o acompanhamento visual das interações de seus alunos em tempo real dentro do AVA e adotar medidas que promovam a inserção social, assim colaborando e incentivando o ensino e a aprendizagem. A iTimeline extrai os dados contidos nos fóruns de discussão e mensagens registradas no banco de dados e utiliza a estrutura de grafos e gráficos, como base, para apresentação das informações sobre as interações dos alunos e exibindo-as visualmente ao professor. Para validação desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso onde foram investigadas suas possibilidades de uso e validação por meio de análise dos dados em uma turma de um curso EaD de uma Instituição de Ensino Federal. Foram realizados experimentos simulados e reais, assim, pode-se concluir por meio dos testes que a visualização dos dados por intermédio de grafos e gráficos no AVA utilizando Sistemas Multiagente, apresentou a relevância desta pesquisa. Nowadays, with the great use of Virtual Learning Environments in teachinglearning institutions, it is necessary that the teachers can follow the interactions of the students in the Distance Education courses. However, some AVAs do not have specific tools to assist the teacher in obtaining information on the students' social interactions. This makes it difficult for the teacher to perceive and follow up in these virtual environments. In this sense, with the advent of Data Visualization, a relevant and widely used area of research in several areas of knowledge to analyze and visualize data. This research describes a model of identification and representation of students social interactions using LMS Moodle visualization techniques. With the iTimeline tool developed in this research, the teacher can visualize the interactions of his students in real time within the LMS and adopt measures that promote social insertion, thus collaborating and encouraging teaching and learning. iTimeline extracts the data contained in the discussion forums and messages recorded in the database and uses the structure of graphs and graphs, as a basis, to present the information about the interactions of the students and visually displaying them to the teacher. In order to validate this research, a case study was carried out in which its possibilities of use and validation were investigated by analyzing the data in a class of a Distance Education course of a Public Institution. Simulated and real experiments were performed, so it can be concluded through the tests that the visualization of the data through graphs and graphs in LMS using Multiagent Systems, presented the relevance of this research. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2017-05-30T14:04:49Z 2017-03-23 Dissertação SOUSA NETO, Francisco Soares de. iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5681 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Sistemas Multiagente Interação Social iTimeline Visualização de Dados Análises dos Dados CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
spellingShingle |
Sistemas Multiagente Interação Social iTimeline Visualização de Dados Análises dos Dados CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Sousa Neto, Francisco Soares de iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
topic_facet |
Sistemas Multiagente Interação Social iTimeline Visualização de Dados Análises dos Dados CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
description |
Atualmente, com a grande utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVA) em instituições de ensino-aprendizagem, torna-se necessário que os
professores possam realizar o acompanhamento das interações dos alunos nos
cursos de Educação a Distância (EaD). No entanto, alguns AVAs não possuem
ferramentas específicas para auxiliar o professor a obter informações das
interações sociais dos alunos. Isso dificulta a percepção e o acompanhamento
por parte do professor nesses ambientes virtuais. Nesse sentido, com o
surgimento da Data Visualization, uma área de pesquisa relevante e muito
utilizada em diversas áreas do conhecimento para analisar e visualizar dados.
Esta pesquisa descreve um modelo de identificação e representação das
interações sociais dos alunos utilizando técnicas de visualização no AVA
Moodle. Com a ferramenta iTimeline desenvolvida nesta pesquisa, o professor
pode realizar o acompanhamento visual das interações de seus alunos em
tempo real dentro do AVA e adotar medidas que promovam a inserção social,
assim colaborando e incentivando o ensino e a aprendizagem. A iTimeline extrai
os dados contidos nos fóruns de discussão e mensagens registradas no banco
de dados e utiliza a estrutura de grafos e gráficos, como base, para apresentação
das informações sobre as interações dos alunos e exibindo-as visualmente ao
professor. Para validação desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso onde
foram investigadas suas possibilidades de uso e validação por meio de análise
dos dados em uma turma de um curso EaD de uma Instituição de Ensino
Federal. Foram realizados experimentos simulados e reais, assim, pode-se
concluir por meio dos testes que a visualização dos dados por intermédio de
grafos e gráficos no AVA utilizando Sistemas Multiagente, apresentou a
relevância desta pesquisa. |
author_additional |
Magalhães Netto, José Francisco de |
author_additionalStr |
Magalhães Netto, José Francisco de |
format |
Dissertação |
author |
Sousa Neto, Francisco Soares de |
title |
iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_short |
iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full |
iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_fullStr |
iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_sort |
itimeline: uma ferramenta visual para identificação e acompanhamento das interações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2017 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5681 |
_version_ |
1831969501714841600 |
score |
11.755432 |