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Dissertação
Entre a intenção e o gesto: o paradoxo do sistema socioeducativo um estudo sobre as unidades restritivas e privativas de liberdade em Manaus
A presente pesquisa, tendo como foco as características do ambiente institucional das unidades restritivas e privativas de liberdade para adolescentes que praticaram atos infracionais, buscou analisar a influência destas unidades em relação ao processo de socioeducação previsto no Estatuto da Cri...
Autor principal: | Jales, Andresa Fogel Pereira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5659070901479637 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2014
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Assuntos: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-57352017-07-25T05:03:43Z Entre a intenção e o gesto: o paradoxo do sistema socioeducativo um estudo sobre as unidades restritivas e privativas de liberdade em Manaus Jales, Andresa Fogel Pereira Noronha, Nelson Matos de http://lattes.cnpq.br/5659070901479637 http://lattes.cnpq.br/6356531305834444 Noronha, Nelson Matos de Zago, Rosemara Staub Barros Costa, Cláudia Regina B. S. F. da Sistema socioeducativo Tendência antissocial Foucault Dispositivos disciplinares Biopoder Socioeducation system Winnicott Environment Antisocial tendency Foucualt Disciplinary devices Biopower OUTROS A presente pesquisa, tendo como foco as características do ambiente institucional das unidades restritivas e privativas de liberdade para adolescentes que praticaram atos infracionais, buscou analisar a influência destas unidades em relação ao processo de socioeducação previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Constatamos, a partir da literatura científica e de dados oriundos de levantamentos e relatórios públicos, que, por vezes, esses ambientes institucionais são caracterizados por métodos disciplinares e de biopoder, incluindo castigos desmedidos, que vão desde a privação do lazer, da assistência à saúde e de objetos para higiene pessoal à prática de violência física, entre outros. Para a análise dos dados foi usada uma dupla perspectiva teórica, constituída pela psicanálise de Donald Winnicott e pela filosofia de Michel Foucault. Em relação à teoria winnicottiana, nos debruçamos, principalmente, sobre as noções de ambiente suficientemente bom e tendência antissocial, a partir de uma perspectiva interhumana. Quanto à filosofia foucaultiana, nos voltamos para a descrição acerca dos dispositivos de poder, vigilância e disciplinarização, empregados nas prisões, além da noção de biopoder. Considerando que as características do ambiente institucional, que compõem o cotidiano das unidades de internação, são de fundamental importância para o êxito ou fracasso da socioeducação preconizada no ECA, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: descrever as características das unidades privativas e restritivas de liberdade do sistema socioeducativo em Manaus a partir de dados públicos; analisar as características das unidades restritivas e privativas de liberdade do sistema socioeducativo em Manaus com base nas teorias de Winnicott e Foucault; compor um quadro geral dos impasses do cotidiano institucional identificados em nossas análises, propondo sugestões. Partimos da hipótese de que o tipo de relação estabelecida no contexto das unidades restritivas e privativas de liberdade do sistema socioeducativo, ao não levar em conta, na medida necessária, a importância crucial da constituição de um ambiente facilitador, conforme concebido por Winnicott, como eixo principal da instituição, e sim métodos disciplinares, de vigilância, controle, punição e biopoder, descritos por Foucault, é um dos principais fatores que comprometem de forma decisiva o êxito da proposta socioeducativa e o manejo terapêutico da conduta antissocial. This research, focusing on the characteristics of the institutional environment of restrictive of freedom and private units for adolescents who committed infractions, analyze the influence of these units in relation to socioeducation provided for in the Statute of the Child and Adolescent (ECA) process. We note from the scientific literature and data from surveys and public reports, which sometimes these institutional environments are characterized by disciplinary methods and biopower, including disproportionate punishments, ranging from the deprivation of leisure, health care and objects for personal hygiene to physical violence, among others. For data analysis we used a dual theoretical perspective, consisting of Donald Winnicott's psychoanalysis and philosophy of Michel Foucault. In relation to Winnicott's theory, we concentrate mainly on the notions of good enough environment and antisocial tendency, from an inter-human perspective. As for Foucault's philosophy, we turn to the description about the power, surveillance and disciplining, employees in prisons devices, beyond the notion of biopower. Whereas the characteristics of the institutional environment, which make up the daily life of inpatient units, are of fundamental importance for the success or failure of socioeducation recommended in ACE established the following specific objectives: describe the characteristics of private and restrictive units of freedom of the childcare system in the Manaus from public data; analyze the characteristics of the restrictive and private units of freedom of the childcare system in Manaus based on the theories of Winnicott and Foucault; compose an overall view of the institutional routine impasses identified in our analysis, proposing suggestions. We hypothesized that the type of relationship established in the context of units of restrictive and custodial system of childcare, by not taking into account the extent necessary, the crucial importance of the establishment of an enabling environment, as conceived by Winnicott, as major axis of the institution, but disciplinary methods, surveillance, control, punishment and biopower, described by Foucault, is one of the main factors that impact decisively the success of socio proposal and the therapeutic management of antisocial conduct. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2014-04-11 Dissertação JALES, Andresa Fogel Pereira. Entre a intenção e o gesto: o paradoxo do sistema socioeducativo um estudo sobre as unidades restritivas e privativas de liberdade em Manaus. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A presente pesquisa, tendo como foco as características do ambiente institucional
das unidades restritivas e privativas de liberdade para adolescentes que praticaram
atos infracionais, buscou analisar a influência destas unidades em relação ao
processo de socioeducação previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA). Constatamos, a partir da literatura científica e de dados oriundos de
levantamentos e relatórios públicos, que, por vezes, esses ambientes institucionais
são caracterizados por métodos disciplinares e de biopoder, incluindo castigos
desmedidos, que vão desde a privação do lazer, da assistência à saúde e de objetos
para higiene pessoal à prática de violência física, entre outros. Para a análise dos
dados foi usada uma dupla perspectiva teórica, constituída pela psicanálise de
Donald Winnicott e pela filosofia de Michel Foucault. Em relação à teoria
winnicottiana, nos debruçamos, principalmente, sobre as noções de ambiente
suficientemente bom e tendência antissocial, a partir de uma perspectiva interhumana.
Quanto à filosofia foucaultiana, nos voltamos para a descrição acerca dos
dispositivos de poder, vigilância e disciplinarização, empregados nas prisões, além
da noção de biopoder. Considerando que as características do ambiente
institucional, que compõem o cotidiano das unidades de internação, são de
fundamental importância para o êxito ou fracasso da socioeducação preconizada no
ECA, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: descrever as características
das unidades privativas e restritivas de liberdade do sistema socioeducativo em
Manaus a partir de dados públicos; analisar as características das unidades
restritivas e privativas de liberdade do sistema socioeducativo em Manaus com base
nas teorias de Winnicott e Foucault; compor um quadro geral dos impasses do
cotidiano institucional identificados em nossas análises, propondo sugestões.
Partimos da hipótese de que o tipo de relação estabelecida no contexto das
unidades restritivas e privativas de liberdade do sistema socioeducativo, ao não
levar em conta, na medida necessária, a importância crucial da constituição de um
ambiente facilitador, conforme concebido por Winnicott, como eixo principal da
instituição, e sim métodos disciplinares, de vigilância, controle, punição e biopoder,
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