/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competê...
Autor principal: | Izackson, Rafael Rocha |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0428175130804650 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751 |
Resumo: |
---|
Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de
abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para
pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento,
identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia
utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória
sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase
análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise
documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para
identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como
resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos
projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se
constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação,
senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das
habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica. |