Dissertação

Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio

Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competê...

ver descrição completa

Autor principal: Izackson, Rafael Rocha
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0428175130804650
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751
Resumo:
Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica.