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Dissertação
Estudo utilizando o Portal da Transparência como meio de consubstanciar as informações para modelo de implantação do pilar manutenção planejada em uma frota de veículos militares
O objetivo geral deste estudo foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de manutenção para a frota de viaturas de um batalhão do Exército Brasileiro, visando atingir padrões de manutenção classe mundial, baseado no “pilar” Manutenção Planejada da TPM, tendo o Portal da Transparência como fonte...
Autor principal: | Alvarez, Efren Rodrigues |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0775138158620416 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5764 |
Resumo: |
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O objetivo geral deste estudo foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de manutenção
para a frota de viaturas de um batalhão do Exército Brasileiro, visando atingir padrões de
manutenção classe mundial, baseado no “pilar” Manutenção Planejada da TPM, tendo o
Portal da Transparência como fonte de informações, de forma a evidenciar os sistemas e peças
que mais apresentam falhas. Um dos objetivos específicos foi o de elaborar um panorama dos
sistemas automotivos e peças adquiridas para a frota de viaturas, criando sistemas de
priorização, de modo a destacar aqueles mais importantes para a efetividade da manutenção.
Já o outro objetivo específico foi o de levantar metas de produtividade dos indicadores-chave
de desempenho, baseados em índices de manutenção classe mundial, da frota administrativa,
operacional e global, e simulação para fins de otimização. O método de pesquisa utilizado,
quanto aos fins, foi de natureza aplicada e exploratória com uma análise quantitativa e
qualitativa das informações, tendo como objeto do estudo a busca de um novo modelo de
gestão da manutenção. Na metodologia, quanto aos meios, foi utilizada a pesquisa
bibliográfica, documental e de campo. Para a pesquisa bibliográfica foram estudadas as obras
de autores consagrados na literatura TPM como Nakajima e Suzuki e outros na área de
manutenção e qualidade. Já para a pesquisa documental foi utilizado o site Portal da
Transparência, referente ao período de janeiro de 2010 a dezembro de 2015, onde foi possível
uma análise quantitativa, evidenciando as peças mais onerosas e demandadas, para posterior
foco da manutenção. Para a análise qualitativa foi utilizado informações coletadas através da
pesquisa de campo, sendo empregado o método de observação participante direta, realizado
após o fato e de forma assistemática, relativo ao período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014,
período em que o autor foi encarregado de manutenção do Batalhão. Nesta pesquisa de campo
foram observadas e sistematizadas em um diagrama 6M, as principais variáveis que
diminuíram a disponibilidade da frota no período. A adoção desta proposta de um novo
modelo de gestão da manutenção traria como resultados: a melhoria dos indicadores de
desempenho da frota, diminuição das falhas e defeitos, racionalização dos recursos materiais e
financeiros e aumento da qualidade na prestação dos serviços. A relevância deste estudo se
mostra no impacto que uma frota deficiente teria, no contexto local, em uma diminuição da
presença do Estado Brasileiro na região, já que o batalhão apóia outros órgãos públicos em
áreas de difícil acesso. Já em situação ampla, há a necessidade de cumprir a estratégia de
defesa nacional, onde há muitos desafios devido à nossa vasta faixa de fronteira, pouco
material, reduzido efetivo e orçamento contingenciado. |