/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ocorrência de voçorocas (gullies) na rodovia BR 174, trecho Manaus-Presidente Figueiredo (Am): gênese, morfologia e previsão de riscos
A análise do processo erosivo é de grande importância na manutenção das características do solo e seu ambiente. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal mapear as voçorocas da rodovia federal BR-174, no trecho compreendido entre Manaus e a sede do município de Presidente Figueired...
Autor principal: | Carvalho, Daniela Paiva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4651230434257015 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5781 |
Resumo: |
---|
A análise do processo erosivo é de grande importância na manutenção das características do
solo e seu ambiente. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal mapear as
voçorocas da rodovia federal BR-174, no trecho compreendido entre Manaus e a sede do
município de Presidente Figueiredo. Apresentou como objetivos específicos: a caracterização
da morfometria das voçorocas, descrição dos aspectos ambientais e degradações na rodovia e
previsão dos riscos das incisões até atingir a pista. Para isto, utilizou-se a seguinte
metodologia: 1) levantamento de dados cartográficos e revisão da bibliografia; 2)
interpretação dos produtos (imagens de satélites); 3) levantamento de campo e 4)
apresentação final dos resultados. Realizaram-se dois monitoramentos em campo, por meio
de GPS, trena, bússola e fichas cadastrais, sendo observados os aspectos quanto à forma, tipo
e tamanho das incisões (largura, comprimento e profundidade); caracterização das formações
geológicas e da geomorfologia. Quanto aos aspectos do solo foram coletadas amostras por
meio de tradagens – com posterior análise em laboratório das características físicas do solo,
realizado também testes de infiltração e penetração. Foram utilizados parâmetros para a
elaboração da previsão do risco erosivo. Os resultados obtidos nos monitoramentos
permitiram afirmar que 21 incisões se encontram no trecho compreendido entre os km 5,3 e
56,1. Localizada no km 5.3, a Voçoroca 01 apresentou o maior comprimento (159,0m) de
extensão mas isso não se configurou na maior em área, pois apresentou 2,067 m², enquanto
que a Voçoroca 15 do km 45, equivalente alcançou 6.360,31 m². Das 21 voçorocas, 5
apresentaram volume erodido até 999m³, classificadas como muito pequenas; 11 volume
erodido entre 1.000m³ e 9.999m³, classificadas como pequenas, 3 apresentaram volume
erodido entre 10.000m³ e 19.999m³, classificadas como médias; 2 variaram entre 20.000m³ e
40.000m³, consideradas grandes. Ao todo 8 voçorocas apresentaram risco a médio prazo e 13
voçorocas com risco a longo prazo. Inúmeros fatores corroboram para o surgimento das
incisões erosivas, sendo os antrópicos: pavimentação da rodovia, manutenção ineficaz das
voçorocas contidas, sistemas de drenagens pluviais mal dimensionadas, origem das voçorocas
a partir da exposição do horizonte C oriundo de obras pela terraplanagem; naturais:
declividade do terreno, geomorfologia local e a susceptibilidade do solo à erosão,
desencadeando assim, o surgimento das incisões. |