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Dissertação
O Estágio Supervisionado em Serviço Social: desatando os nós
Este estudo analisa a operacionalização do Estágio Supervisionado do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas - UFAM no período de 2010 a 2013. Investigou-se o processo de supervisão de estágio pelos professores e profissionais das instituições que realizam a supervisão, bem co...
Autor principal: | Dutra, Thalita Ferreira da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0112349750979476 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5879 |
Resumo: |
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Este estudo analisa a operacionalização do Estágio Supervisionado do curso de Serviço Social
da Universidade Federal do Amazonas - UFAM no período de 2010 a 2013. Investigou-se o
processo de supervisão de estágio pelos professores e profissionais das instituições que
realizam a supervisão, bem como a organização das atividades de estágio desenvolvidas no
campo de estágio e, por último, de que forma estão sendo operacionalizadas as atribuições dos
atores do estágio supervisionado, que são: o Coordenador de Estágio, os supervisores de
ensino e de campo e o estagiário. Os sujeitos da pesquisa são os atores envolvidos no
processo de estágio supervisionado em Serviço Social da UFAM entrevistados em um período
de quatro meses na cidade de Manaus. A pesquisa assumiu a perspectiva das abordagens
qualitativas sem excluir os aspectos quantitativos, utilizando roteiro de entrevista dirigido aos
sujeitos da pesquisa, além dos relatórios de estágio supervisionado dos discentes da UFAM
como fontes de pesquisa. O estudo constatou que o estágio, na visão dos sujeitos, continua
sendo um espaço privilegiado de articulação entre formação e exercício profissional, da
unidade teoria e prática. Contudo, um dos problemas destacados neste estudo é na elaboração
e no cumprimento do planejamento de atividades no campo de estágio agravada pela
dificuldade de operacionalizar o conteúdo teórico do curso inerente à ação profissional.
Constatou-se também que dentre os desafios da supervisão é socializar a Política de Estágio
do Curso de Serviço Social da UFAM, a Lei de Estágio e a Política Nacional de Estágio -
PNE da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS no processo
de estágio para a materialização dos parâmetros e diretrizes propostas nestes documentos. O
referido desafio incide sobre a clareza dos papéis que o supervisor de ensino, de campo e o
estagiário exercem e que são normatizados nos documentos. Sem a devida clareza a
experiência de estágio pode vir a ser desarticulada, empobrecida de conhecimento e distante
dos fins estabelecidos nas diretrizes curriculares da ABEPSS e do Projeto Pedagógico do
curso de serviço Social da UFAM. Segundo este estudo, o estágio supervisionado é
considerado fundamental na formação profissional e requer unidade entre a dimensão teóricoprática
e dos supervisores de ensino e de campo em um trabalho de parceria e articulado, a
fim de que se encontre estratégias para que o estágio cumpra sua finalidade no processo de
formação. |