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Dissertação
Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Manaus (NAAH/S): desafios e perspectivas
O estudo apresentou o funcionamento do NAAH/S (Manaus-AM) através da abordagem bioecológica do desenvolvimento humano, percebendo como as diversas relações existentes nesse contexto interferem no processo de desenvolvimento das pessoas que dele fazem parte. O pano de fundo para tal compreensão fo...
Autor principal: | Oliveira, Débora da Cunha Nogueira de |
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Outros Autores: | lattes |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5898 |
Resumo: |
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O estudo apresentou o funcionamento do NAAH/S (Manaus-AM) através da abordagem
bioecológica do desenvolvimento humano, percebendo como as diversas relações existentes nesse
contexto interferem no processo de desenvolvimento das pessoas que dele fazem parte. O pano de
fundo para tal compreensão foi uma escola da rede estadual de ensino, onde funciona a educação
especial da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Dessa forma, a partir da metodologia da
inserção ecológica foi possível investigar o contexto do núcleo e sua influência no desenvolvimento
dos alunos, dos pais e dos profissionais. Os componentes utilizados para entender estas relações
foram: processos proximais, pessoa, contexto e tempo. Como processo, entendemos as diversas
relações estabelecidas pelos atores no contexto família, escola e NAAH/S. O tempo se configurou
um elemento fundamental para entender cronologicamente a relevância dessas relações,
principalmente pela característica de continuidade estabelecida nas interações. Esses componentes
ecológicos inter-relacionados influenciaram as ações, as percepções e o comportamento das pessoas.
A pesquisa evidenciou que no NAAH/S a partir das vivências estabelecidas os pais aprenderam a
lidar com as expectativas e dificuldades de seus filhos, os profissionais desenvolveram melhor sua
qualificação, desempenhando seu papel com os alunos de forma mais eficiente e eficaz, ajudando-as
a aprimorar suas habilidades e a vencer suas limitações. As crianças passaram a se entender, a lidar
com seus medos e frustrações e encontrar seu espaço na sociedade. O Estudo possibilitou, ainda, as
reflexões sobre: os conceitos, históricos e mitos sobre Altas Habilidades. A construção de um
cenário histórico do atendimento das Altas Habilidades no Brasil e em Manaus proporcionou o
entendimento político do contexto, sendo possível evidenciar que ainda falta apoio ao núcleo e
políticas públicas, principalmente, de financiamento educacional para atender essa demanda. |