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Dissertação
Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Manaus (NAAH/S): desafios e perspectivas
O estudo apresentou o funcionamento do NAAH/S (Manaus-AM) através da abordagem bioecológica do desenvolvimento humano, percebendo como as diversas relações existentes nesse contexto interferem no processo de desenvolvimento das pessoas que dele fazem parte. O pano de fundo para tal compreensão fo...
Autor principal: | Oliveira, Débora da Cunha Nogueira de |
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Outros Autores: | lattes |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5898 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-58982017-09-13T05:03:56Z Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Manaus (NAAH/S): desafios e perspectivas Oliveira, Débora da Cunha Nogueira de Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento lattes http://lattes.cnpq.br/9048283421149753 Educação especial Modelo bioecológico NAAH/S (Manaus-AM) CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA O estudo apresentou o funcionamento do NAAH/S (Manaus-AM) através da abordagem bioecológica do desenvolvimento humano, percebendo como as diversas relações existentes nesse contexto interferem no processo de desenvolvimento das pessoas que dele fazem parte. O pano de fundo para tal compreensão foi uma escola da rede estadual de ensino, onde funciona a educação especial da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Dessa forma, a partir da metodologia da inserção ecológica foi possível investigar o contexto do núcleo e sua influência no desenvolvimento dos alunos, dos pais e dos profissionais. Os componentes utilizados para entender estas relações foram: processos proximais, pessoa, contexto e tempo. Como processo, entendemos as diversas relações estabelecidas pelos atores no contexto família, escola e NAAH/S. O tempo se configurou um elemento fundamental para entender cronologicamente a relevância dessas relações, principalmente pela característica de continuidade estabelecida nas interações. Esses componentes ecológicos inter-relacionados influenciaram as ações, as percepções e o comportamento das pessoas. A pesquisa evidenciou que no NAAH/S a partir das vivências estabelecidas os pais aprenderam a lidar com as expectativas e dificuldades de seus filhos, os profissionais desenvolveram melhor sua qualificação, desempenhando seu papel com os alunos de forma mais eficiente e eficaz, ajudando-as a aprimorar suas habilidades e a vencer suas limitações. As crianças passaram a se entender, a lidar com seus medos e frustrações e encontrar seu espaço na sociedade. O Estudo possibilitou, ainda, as reflexões sobre: os conceitos, históricos e mitos sobre Altas Habilidades. A construção de um cenário histórico do atendimento das Altas Habilidades no Brasil e em Manaus proporcionou o entendimento político do contexto, sendo possível evidenciar que ainda falta apoio ao núcleo e políticas públicas, principalmente, de financiamento educacional para atender essa demanda. This paper research presented the functioning of the NAAH / S (Manaus-AM) through dar bioecology approach of human development, as realizing would interfere in several EXISTING relationships in this process in the process of development of the people who make it part. The cloth of Fund for such a School of the network understanding sheets of State teaching, where operate State Secretariat of Education special education (SEDUC). This way, from the insertion of the ecology methodology sheets possible investigating the context of the Nucleus and Development of the Influence its peanuts, and of the Professionals of the parents. The ways to compare used relationships these were: proximal process, Person and context time. As a process, we understand several relationships established by the actors in the context Family and school NAAH / S. In time is configured an element to understand chronologically of fundamental relevance of these relations, mainly by the features continuity established interactions nose. These ecological inter-related components have influenced I actions, perceptions are the behavior of people. Research has shown that in NAAH / S from established experiences parents learn to cope with the expectations and difficulties of their children, bone professionals have better developed their qualification by playing their role with the Chestnut shape more effective and effective, helping to hone it Its its limitations will overcome abilities it. The children Birds to understand the deal with their Fears are frustrations and find in society tallow space. A made study on the aind I reflections concepts, shaggy's sober Historical High Ability. The Construction one of the historical scenario of Brazil and the High Abilities in Manaus provided the political understanding of the context, it is possible to prove that it is lacking aind Support Nucleus it's politics and Public, mainly of Educational financing to meet this demand. 2017-09-12T15:44:09Z 2017-05-10 Dissertação OLIVEIRA, Débora da Cunha Nogueira de. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da cidade de Manaus (NAAH/S): desafios e perspectivas. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5898 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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bioecológica do desenvolvimento humano, percebendo como as diversas relações existentes nesse
contexto interferem no processo de desenvolvimento das pessoas que dele fazem parte. O pano de
fundo para tal compreensão foi uma escola da rede estadual de ensino, onde funciona a educação
especial da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Dessa forma, a partir da metodologia da
inserção ecológica foi possível investigar o contexto do núcleo e sua influência no desenvolvimento
dos alunos, dos pais e dos profissionais. Os componentes utilizados para entender estas relações
foram: processos proximais, pessoa, contexto e tempo. Como processo, entendemos as diversas
relações estabelecidas pelos atores no contexto família, escola e NAAH/S. O tempo se configurou
um elemento fundamental para entender cronologicamente a relevância dessas relações,
principalmente pela característica de continuidade estabelecida nas interações. Esses componentes
ecológicos inter-relacionados influenciaram as ações, as percepções e o comportamento das pessoas.
A pesquisa evidenciou que no NAAH/S a partir das vivências estabelecidas os pais aprenderam a
lidar com as expectativas e dificuldades de seus filhos, os profissionais desenvolveram melhor sua
qualificação, desempenhando seu papel com os alunos de forma mais eficiente e eficaz, ajudando-as
a aprimorar suas habilidades e a vencer suas limitações. As crianças passaram a se entender, a lidar
com seus medos e frustrações e encontrar seu espaço na sociedade. O Estudo possibilitou, ainda, as
reflexões sobre: os conceitos, históricos e mitos sobre Altas Habilidades. A construção de um
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