/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática. De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeir...
Autor principal: | Silva, Euler Vieira da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6098109839713147 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5959 |
Resumo: |
---|
Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as
dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática.
De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o
nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no Ensino Médio piorou em Matemática e
chegou em 2015 ao pior resultado desde 2005, início da série histórica do Sistema de
Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com base nessas informações, o presente trabalho
propõe e descreve quais são as contribuições do uso de um mecanismo para visualização do
desempenho de estudantes em avaliações realizadas no Moodle pelo professor. Como prova
de conceito, o mecanismo proposto foi baseado num protótipo para apresentar dinamicamente
o resultado das avaliações em gráficos. A metodologia aplicada foi delineada por Estudo de
Caso e submetido à validação de professores de Matemática do 1º Ano do Ensino Médio de
um Instituto Federal de Educação (IFE) do Estado do Amazonas. De acordo com o registro da
opinião dos professores, os resultados apontam que a abordagem é válida, pois permite
aplicação de intervenções pedagógicas com base nas informações fornecidas pelo mecanismo. |