Dissertação

VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio

Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática. De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeir...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Euler Vieira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6098109839713147
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5959
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5959
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-59592017-10-19T05:04:42Z VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio Silva, Euler Vieira da Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/6098109839713147 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Learning Analytics Dashboard Sistemas Multiagente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática. De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no Ensino Médio piorou em Matemática e chegou em 2015 ao pior resultado desde 2005, início da série histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com base nessas informações, o presente trabalho propõe e descreve quais são as contribuições do uso de um mecanismo para visualização do desempenho de estudantes em avaliações realizadas no Moodle pelo professor. Como prova de conceito, o mecanismo proposto foi baseado num protótipo para apresentar dinamicamente o resultado das avaliações em gráficos. A metodologia aplicada foi delineada por Estudo de Caso e submetido à validação de professores de Matemática do 1º Ano do Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação (IFE) do Estado do Amazonas. De acordo com o registro da opinião dos professores, os resultados apontam que a abordagem é válida, pois permite aplicação de intervenções pedagógicas com base nas informações fornecidas pelo mecanismo. In public high schools, it is increasingly difficult for the teacher to identify individual or collective difficulties in specific content of the Mathematics discipline. According to the report presented by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), a body linked to the Ministry of Education (MEC), the level of learning of Brazilian students in Secondary Education has worsened in Mathematics and reached in 2015 Worse result since 2005, beginning of the historical series of the System of Evaluation of Basic Education (SAEB). Based on this information, the present work proposes and describes the contributions of the use of a mechanism to visualize student performance in assessments carried out in Moodle by the teacher. As proof of concept, the proposed mechanism was based on a prototype to dynamically present the result of the evaluations in graphs. The applied methodology was delineated by Case Study, and submitted to the validation of Mathematics teachers of the 1st Year of High School of a Federal Institute of Education (IFE) of the State of Amazonas. According to the teachers' opinion register, the results indicate that the approach is valid, since it allows the application of pedagogical interventions based on the information provided by the mechanism. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2017-10-18T13:20:01Z 2017-08-24 Dissertação SILVA, Euler Vieira da. VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5959 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Learning Analytics
Dashboard
Sistemas Multiagente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
spellingShingle Learning Analytics
Dashboard
Sistemas Multiagente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Silva, Euler Vieira da
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
topic_facet Learning Analytics
Dashboard
Sistemas Multiagente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática. De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no Ensino Médio piorou em Matemática e chegou em 2015 ao pior resultado desde 2005, início da série histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com base nessas informações, o presente trabalho propõe e descreve quais são as contribuições do uso de um mecanismo para visualização do desempenho de estudantes em avaliações realizadas no Moodle pelo professor. Como prova de conceito, o mecanismo proposto foi baseado num protótipo para apresentar dinamicamente o resultado das avaliações em gráficos. A metodologia aplicada foi delineada por Estudo de Caso e submetido à validação de professores de Matemática do 1º Ano do Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação (IFE) do Estado do Amazonas. De acordo com o registro da opinião dos professores, os resultados apontam que a abordagem é válida, pois permite aplicação de intervenções pedagógicas com base nas informações fornecidas pelo mecanismo.
author_additional Magalhães Netto, José Francisco de
author_additionalStr Magalhães Netto, José Francisco de
format Dissertação
author Silva, Euler Vieira da
author2 http://lattes.cnpq.br/6098109839713147
author2Str http://lattes.cnpq.br/6098109839713147
title VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
title_short VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
title_full VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
title_fullStr VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
title_full_unstemmed VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
title_sort vla dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5959
_version_ 1831969548394299392
score 11.753735