/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio
Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática. De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeir...
Autor principal: | Silva, Euler Vieira da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6098109839713147 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5959 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5959 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-59592017-10-19T05:04:42Z VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio Silva, Euler Vieira da Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/6098109839713147 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Learning Analytics Dashboard Sistemas Multiagente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática. De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no Ensino Médio piorou em Matemática e chegou em 2015 ao pior resultado desde 2005, início da série histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com base nessas informações, o presente trabalho propõe e descreve quais são as contribuições do uso de um mecanismo para visualização do desempenho de estudantes em avaliações realizadas no Moodle pelo professor. Como prova de conceito, o mecanismo proposto foi baseado num protótipo para apresentar dinamicamente o resultado das avaliações em gráficos. A metodologia aplicada foi delineada por Estudo de Caso e submetido à validação de professores de Matemática do 1º Ano do Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação (IFE) do Estado do Amazonas. De acordo com o registro da opinião dos professores, os resultados apontam que a abordagem é válida, pois permite aplicação de intervenções pedagógicas com base nas informações fornecidas pelo mecanismo. In public high schools, it is increasingly difficult for the teacher to identify individual or collective difficulties in specific content of the Mathematics discipline. According to the report presented by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), a body linked to the Ministry of Education (MEC), the level of learning of Brazilian students in Secondary Education has worsened in Mathematics and reached in 2015 Worse result since 2005, beginning of the historical series of the System of Evaluation of Basic Education (SAEB). Based on this information, the present work proposes and describes the contributions of the use of a mechanism to visualize student performance in assessments carried out in Moodle by the teacher. As proof of concept, the proposed mechanism was based on a prototype to dynamically present the result of the evaluations in graphs. The applied methodology was delineated by Case Study, and submitted to the validation of Mathematics teachers of the 1st Year of High School of a Federal Institute of Education (IFE) of the State of Amazonas. According to the teachers' opinion register, the results indicate that the approach is valid, since it allows the application of pedagogical interventions based on the information provided by the mechanism. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2017-10-18T13:20:01Z 2017-08-24 Dissertação SILVA, Euler Vieira da. VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5959 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Learning Analytics Dashboard Sistemas Multiagente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
spellingShingle |
Learning Analytics Dashboard Sistemas Multiagente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Silva, Euler Vieira da VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio |
topic_facet |
Learning Analytics Dashboard Sistemas Multiagente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
description |
Nas escolas públicas de Ensino Médio é cada vez mais difícil para o professor identificar as
dificuldades individuais ou coletivas em conteúdos específicos da disciplina de Matemática.
De acordo com o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o
nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no Ensino Médio piorou em Matemática e
chegou em 2015 ao pior resultado desde 2005, início da série histórica do Sistema de
Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com base nessas informações, o presente trabalho
propõe e descreve quais são as contribuições do uso de um mecanismo para visualização do
desempenho de estudantes em avaliações realizadas no Moodle pelo professor. Como prova
de conceito, o mecanismo proposto foi baseado num protótipo para apresentar dinamicamente
o resultado das avaliações em gráficos. A metodologia aplicada foi delineada por Estudo de
Caso e submetido à validação de professores de Matemática do 1º Ano do Ensino Médio de
um Instituto Federal de Educação (IFE) do Estado do Amazonas. De acordo com o registro da
opinião dos professores, os resultados apontam que a abordagem é válida, pois permite
aplicação de intervenções pedagógicas com base nas informações fornecidas pelo mecanismo. |
author_additional |
Magalhães Netto, José Francisco de |
author_additionalStr |
Magalhães Netto, José Francisco de |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Euler Vieira da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6098109839713147 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6098109839713147 |
title |
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio |
title_short |
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio |
title_full |
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio |
title_fullStr |
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio |
title_full_unstemmed |
VLA Dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio |
title_sort |
vla dashboard: um mecanismo para visualização do desempenho dos estudantes de matemática no ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2017 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5959 |
_version_ |
1831969548394299392 |
score |
11.753735 |