Dissertação

Estudo de caso sobre a prática e o processo de consolidação do Breakdance em Manaus de 1983 a 1993

O Breakdance é um dos quatro elementos do Hip Hop, originado nos Estados Unidos, sob a forma de identidade alternativa, como reação a conflitos raciais, políticos e de gênero na segunda metade da década de 1970. No Brasil, sua difusão começou pelas ruas do centro de São Paulo, no começo da década...

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Autor principal: Souza, Richardson Adriano de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5345472014774171
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5966
Resumo:
O Breakdance é um dos quatro elementos do Hip Hop, originado nos Estados Unidos, sob a forma de identidade alternativa, como reação a conflitos raciais, políticos e de gênero na segunda metade da década de 1970. No Brasil, sua difusão começou pelas ruas do centro de São Paulo, no começo da década de 1980, e alastrou-se por todos os estados da Federação, veiculado em comerciais de TV, filmes e aberturas de novelas e músicas que eram propagadas em rádios de quase todo o país. A partir de 1983, sob o impulso da indústria cultural norteamericana, uma parte da juventude de Manaus abraçou aquela nova forma de expressão corporal, aparatos de difusão cultural na mídia local também fizeram parte deste processo, personificados em programas de dublagens de cantores estrangeiros e concursos de dança. A década de 1980, também conhecida pelos movimentos de redemocratização no Brasil, foi ocasião para sensíveis mudanças sociais também aqui em Manaus. Dentre estas mudanças, percebe-se que uma parcela de jovens de bairros mais afastados do centro da cidade foi se aproximando de novas maneiras de se comportar, de se vestir e de usar o corpo como vetor de transgressão social. Isto não aconteceu sem que sofressem represálias vindas de todas as direções: do seio familiar, do trabalho e mesmo de outros grupos sociais que gozavam de maior aceitação pela sociedade. Esse fato é comprovado por meio dos relatos e material iconográficos aqui recolhidos reunidos e organizados. Através destas fontes, pode-se ter uma representação do mundo social no qual estavam inseridos, tais como; o panorama político local da época estudada, a desigualdade social, as crises econômicas, e até mesmo a situação de moradia dos protagonistas em questão. Por viverem em ambiente socialmente instável e desfavorável economicamente, os chamados breakistas da década de 1980 e 1990 tinham uma relação ambivalente com a vizinhança de seus bairros, pois hora eram rechaçados como desocupados, hora eram recebidos como artistas ao se apresentarem em espetáculos comunitários ou programas de TV locais, como o Clube do 4 e Programa Beto de Paula. Apesar dos problemas enfrentados, os breakistas conseguiram importantes espaços de divulgação, chegando até mesmo a se apresentar no Teatro Amazonas, entre os anos de 1988 e 1992, ajudando a divulgar o Breakdance para um público diferente do usual, na cidade de Manaus.