Dissertação

Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública

O movimento em favor da inclusão escolar orienta que a comunidade acadêmica, a sociedade como um todo e principalmente as escolas se envolvam e prepararem a construção de um contexto favorável à inclusão escolar dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida, rompendo o paradigma tradicional, b...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Danilo Batista de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0596916319855243
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6028
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6028
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-60282021-01-20T05:03:43Z Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública Souza, Danilo Batista de Matos, Maria Almerinda de Souza http://lattes.cnpq.br/0596916319855243 http://lattes.cnpq.br/5590755531194676 Pessoa com Deficiência Políticas Públicas Inclusiva Mobilidade Reduzida Inclusão Escolar Acessibilidade CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO O movimento em favor da inclusão escolar orienta que a comunidade acadêmica, a sociedade como um todo e principalmente as escolas se envolvam e prepararem a construção de um contexto favorável à inclusão escolar dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida, rompendo o paradigma tradicional, buscando atender todos os alunos, propiciando uma escola para todos e respeitando seus direitos. O estudo defendido teve como objetivo analisar a produção científica, a legislação e os subsídios teóricos sobre acessibilidade com vista a inclusão educacional dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. Para isso, inicialmente mapeamos a produção científica referente à acessibilidade em dissertações e teses na área da Educação (CALADO, 2006; LOCH, 2007; TEIXEIRA, 2008; RISSI, 2010; CORRÊA, 2010; EVANGELO, 2014; OLIVEIRA, 2016; TEIXEIRA, 2016; GLAT; OMOTE; PLETSCH, 2014), identificamos na legislação pátria, leis e decretos (BRASIL, 1985; 1988; 1989; 1990; 1996; 1999; 2000a; 2000b; 2001a; 2001b; 2002; 2003; 2004; 2005; 2007; 2008a; 2008b; 2009; 2011; 2014; 2015), normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade (FREIRE; BETO, 1985; SANFELICE, 1989; BOBBIO, 1992), FREIRE, 1992; ADORNO, 1995; ARAÚJO, 1997; BAHIA, 1998; FRIGOTTO, 2003; LAFTER, 1999; CANOTILHO, 2000; CRESPO, 2000; MAGALHÃES, 2000; DISCHINGER, 2004), bem como conhecemos os subsídios teóricos referentes a acessibilidade (RIBEIRO, 2004; COOPER ET AL., 2005; SASSAKI, 2006; 2009; ARAÚJO, 2003; DISCHINGER, 2009; NUNES; SOBINHO, 2015; PAULA; BUENO, 2006; MANZINI, 2005; 2015; MANZINI; CORRÊA, 2014), inclusão DE CARLO, 2001; SANTOS, 2001; SASSAKI, 2005; 2006; 2010; ROCHA, 2006; FERNANDES; ORRICO, 2011; SILVA; HENRIQUE; ROCHA, 2015), educação inclusiva (MACIEL, 2000; FERREIRA, 2001; SASSAKI, 2005; 2010; FÁVERO, 2004; MANTOAN, 2005; JURDI; AMIRALIAN, 2006; SESTARO, 2006; FERNANDES; ORRICO, 2011) e os entraves físico, de comunicação e informação aos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. A investigação foi respaldada na dialética, onde por meio da abordagem qualitativa, nosso estudo configurou-se como descritivo, a coleta de dados foi feita por meio da pesquisa bibliográfico e documental e para interpretação dos mesmos, utilizamos a análise de conteúdo. Diante disso, evidenciou-se a falta de pesquisas sobre acessibilidade no campo da Educação, principalmente sobre a situação da acessibilidade nas escolas públicas e a estrutura física das escolas, bem como os meios de comunicação e informação que apresentam barreiras que impedem e/ou dificultam a inclusão dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida nas escolas públicas. Os direitos referentes à acessibilidade ainda não estão presentes, os documentos oficiais nem sempre se convertem nas práticas educacionais no cotidiano das escolas, o que leva a observar situações que privam os alunos com deficiência do exercício de seu direito à educação inclusiva. Por fim, verificamos com os subsídios teóricos, que a acessibilidade e a educação inclusiva estão intimamente ligadas, um depende do outro, onde essa articulação é necessária para o processo de inclusão escolar e superação dos desafios para a promoção da acessibilidade nas escolas públicas. A acessibilidade é uma condição fundamental para que as pessoas com deficiência tenham uma vida com qualidade e estejam incluídas em todos os contextos. The movement towards school inclusion guides the academic community, society as a whole and especially schools to become involved and prepare the construction of a context favorable to the school inclusion of students with disabilities and / or reduced mobility, breaking the traditional paradigm, seeking to meet all students, providing a school for all and respecting their rights. The objective of the study was to analyze the scientific production, legislation and theoretical subsidies on accessibility for the educational inclusion of students with disabilities and / or reduced mobility in public schools. To that end, we initially mapped the scientific production related to accessibility in dissertations and theses in the area of Education (LOCADO, 2007; TEIXEIRA, 2008; RISSI, 2010; CORRÊA, 2010; EVANGELO, 2014; OLIVEIRA, 2016; TEIXEIRA, 2016, GLAT; OMOTE; PLETSCH, 2014), we identify in Brazilian legislation, laws and decrees (BRASIL, 1985, 1988, 1989, 1990, 1996, 1999, 2000a; 2000b; 2001a; 2001b; 2002, 2003, 2004, 2005, 2007; (Freire et al., 2003), and the general criteria and criteria for the promotion of accessibility (FREIRE, BETO, 1985, SANFELICE, 1989, BOBBIO, 1992). ADORNO, 1995; ARAÚJO, 1997; BAHIA, 1998; FRIGOTTO, 2003; LAFTER, 1999; CANOTILHO, 2000; CRESPO, 2000; REFERENCES DISCHINGER, 2004), as well as the theoretical subsidies for accessibility (RIBEIRO, 2004; COOPER ET AL., 2005; SASSAKI, 2006; ARAÚJO, 2003; DISCHINGER, 2009; 2006; MANZINI, 2005; 2015; MANZINI, CORRÊA, 2014), inclusion of CARLO, 2001; SANTOS, 2001; SASSAKI, 2005; 2006; 2010; ROCHA, 2006; FERNANDES; ORRICO, 2011; SILVA; HENRIQUE; ROCHA, 2015), inclusive education (MACIEL, 2000, FERREIRA, 2001, SASSAKI, 2005, 2010, FÁVERO, 2004, JURDI, AMIRALIAN, 2006, SESTARO, 2006; FERNANDES, ORRICO, 2011) , communication and information to students with disabilities and / or reduced mobility in the public school. The research was supported in the dialectic, where through the qualitative approach, our study was set up as descriptive, the data collection was done through the bibliographic and documentary research and for their interpretation, we used the content analysis. The lack of research on accessibility in the field of education, especially on the situation of accessibility in public schools and the physical structure of schools, as well as the media and information that presents barriers that impede and / or hinder the inclusion of students with disabilities and / or reduced mobility in public schools. Accessibility rights are not yet present, official documents do not always translate into educational practices in the daily life of schools, which leads to situations that deprive students with disabilities of the exercise of their right to inclusive education. Finally, we find with theoretical subsidies that accessibility and inclusive education are closely linked, one depends on the other, where this articulation is necessary for the process of school inclusion and overcoming the challenges for the promotion of accessibility in public schools. Accessibility is a fundamental condition for people with disabilities to have a quality life and to be included in all contexts. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Período de Embargo: 21/11/2017 - 19/01/2021 2017-11-21T15:43:28Z 2017-09-04 Dissertação SOUZA, Danilo Batista de. Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6028 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Pessoa com Deficiência
Políticas Públicas Inclusiva
Mobilidade Reduzida
Inclusão Escolar
Acessibilidade
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
spellingShingle Pessoa com Deficiência
Políticas Públicas Inclusiva
Mobilidade Reduzida
Inclusão Escolar
Acessibilidade
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Souza, Danilo Batista de
Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública
topic_facet Pessoa com Deficiência
Políticas Públicas Inclusiva
Mobilidade Reduzida
Inclusão Escolar
Acessibilidade
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
description O movimento em favor da inclusão escolar orienta que a comunidade acadêmica, a sociedade como um todo e principalmente as escolas se envolvam e prepararem a construção de um contexto favorável à inclusão escolar dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida, rompendo o paradigma tradicional, buscando atender todos os alunos, propiciando uma escola para todos e respeitando seus direitos. O estudo defendido teve como objetivo analisar a produção científica, a legislação e os subsídios teóricos sobre acessibilidade com vista a inclusão educacional dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. Para isso, inicialmente mapeamos a produção científica referente à acessibilidade em dissertações e teses na área da Educação (CALADO, 2006; LOCH, 2007; TEIXEIRA, 2008; RISSI, 2010; CORRÊA, 2010; EVANGELO, 2014; OLIVEIRA, 2016; TEIXEIRA, 2016; GLAT; OMOTE; PLETSCH, 2014), identificamos na legislação pátria, leis e decretos (BRASIL, 1985; 1988; 1989; 1990; 1996; 1999; 2000a; 2000b; 2001a; 2001b; 2002; 2003; 2004; 2005; 2007; 2008a; 2008b; 2009; 2011; 2014; 2015), normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade (FREIRE; BETO, 1985; SANFELICE, 1989; BOBBIO, 1992), FREIRE, 1992; ADORNO, 1995; ARAÚJO, 1997; BAHIA, 1998; FRIGOTTO, 2003; LAFTER, 1999; CANOTILHO, 2000; CRESPO, 2000; MAGALHÃES, 2000; DISCHINGER, 2004), bem como conhecemos os subsídios teóricos referentes a acessibilidade (RIBEIRO, 2004; COOPER ET AL., 2005; SASSAKI, 2006; 2009; ARAÚJO, 2003; DISCHINGER, 2009; NUNES; SOBINHO, 2015; PAULA; BUENO, 2006; MANZINI, 2005; 2015; MANZINI; CORRÊA, 2014), inclusão DE CARLO, 2001; SANTOS, 2001; SASSAKI, 2005; 2006; 2010; ROCHA, 2006; FERNANDES; ORRICO, 2011; SILVA; HENRIQUE; ROCHA, 2015), educação inclusiva (MACIEL, 2000; FERREIRA, 2001; SASSAKI, 2005; 2010; FÁVERO, 2004; MANTOAN, 2005; JURDI; AMIRALIAN, 2006; SESTARO, 2006; FERNANDES; ORRICO, 2011) e os entraves físico, de comunicação e informação aos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. A investigação foi respaldada na dialética, onde por meio da abordagem qualitativa, nosso estudo configurou-se como descritivo, a coleta de dados foi feita por meio da pesquisa bibliográfico e documental e para interpretação dos mesmos, utilizamos a análise de conteúdo. Diante disso, evidenciou-se a falta de pesquisas sobre acessibilidade no campo da Educação, principalmente sobre a situação da acessibilidade nas escolas públicas e a estrutura física das escolas, bem como os meios de comunicação e informação que apresentam barreiras que impedem e/ou dificultam a inclusão dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida nas escolas públicas. Os direitos referentes à acessibilidade ainda não estão presentes, os documentos oficiais nem sempre se convertem nas práticas educacionais no cotidiano das escolas, o que leva a observar situações que privam os alunos com deficiência do exercício de seu direito à educação inclusiva. Por fim, verificamos com os subsídios teóricos, que a acessibilidade e a educação inclusiva estão intimamente ligadas, um depende do outro, onde essa articulação é necessária para o processo de inclusão escolar e superação dos desafios para a promoção da acessibilidade nas escolas públicas. A acessibilidade é uma condição fundamental para que as pessoas com deficiência tenham uma vida com qualidade e estejam incluídas em todos os contextos.
author_additional Matos, Maria Almerinda de Souza
author_additionalStr Matos, Maria Almerinda de Souza
format Dissertação
author Souza, Danilo Batista de
author2 http://lattes.cnpq.br/0596916319855243
author2Str http://lattes.cnpq.br/0596916319855243
title Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública
title_short Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública
title_full Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública
title_fullStr Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública
title_full_unstemmed Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública
title_sort acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6028
_version_ 1781302263673782272
score 11.653393