Tese

A precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Esta tese analisa a precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), buscando compreender como a precarização do trabalho docente se acentua no contexto que é desenvolvido este programa. A tese...

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Autor principal: Alencar, Simône de Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7794947874682417
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6915
Resumo:
Esta tese analisa a precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), buscando compreender como a precarização do trabalho docente se acentua no contexto que é desenvolvido este programa. A tese que sustentamos foi: A precarização do trabalho docente no Brasil vem se evidenciando no processo de expansão do ensino superior a partir da década de 1995 e se acentua no PARFOR desenvolvido no IEEA da UFAM. Nossa escolha teórico-metodológica sustentou-se no Materialismo Histórico-dialético, para a compreensão do objeto e da realidade, o qual traz como categorias inerentes a contradição, a totalidade e a mediação. Os dados coletados foram tratados, organizados e analisados a partir da análise temática. As categorias de análise foram o trabalho como categoria central, a precarização, a flexibilização e a intensificação. Para o recolhimento dos dados coletamos documentos e entrevistamos 10 (dez) professores do IEAA que trabalharam no PARFOR no período de 2010 a 2015. Com base na pesquisa, verificamos que o trabalho docente é precarizado desde a sua gênese, todavia, no PARFOR, há uma intensificação maior da exploração da força de trabalho docente. A ausência do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), a redução do tempo da carga horária, a densidade laboral, são fatores que acentuam a precarização do trabalho docente.