Dissertação

Escola, língua e identidade cultural : comunidade Makuxi Raposa I

Este trabalho é uma reflexão sobre as transformações culturais ocorridas na comunidade Raposa I, no período dos anos 50 do século XX, até os dias atuais (século XXI). A importância deste se dá pela relevância de um estudo específico sobre esta localidade no âmbito do tema Escola, Língua e Identidade...

ver descrição completa

Autor principal: Raposo, Celino Alexandre
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8759190486670356
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6104
Resumo:
Este trabalho é uma reflexão sobre as transformações culturais ocorridas na comunidade Raposa I, no período dos anos 50 do século XX, até os dias atuais (século XXI). A importância deste se dá pela relevância de um estudo específico sobre esta localidade no âmbito do tema Escola, Língua e Identidade Cultural na comunidade makuxi Raposa I. A preocupação em desenvolver esta pesquisa na maloca da Raposa I começou desde a minha juventude enquanto morador. Nesse período comecei a perceber que a cultura tradicional daquela localidade estava em contínua transformação. A comunidade Raposa guarda segredos da vida dos Makuxi dos antepassados os quais ainda não são estudados e que precisam ser escritos e documentados não se alcançaria a maior parte desse processo. Nesse estudo, atentamos, primeiramente, para cinco moradores (os mais velhos) sobre a vida antes da implantação da escola. Em seguida também foram entrevistados seis professores nascidos na comunidade, os quais foram alunos nas três primeiras décadas após a inserção da escola, de 1950 a 1970 e, por fim, com os cinco alunos do Ensino Fundamental e cinco do Ensino Médio com intuito de entender suas expectativas como aluno. Para tanto, utilizamos as vozes dos sujeitos como expressão representativa das transformações e identidades e como recurso metodológico, as entrevistas e acrescido a estas, os princípios da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a escola tem contribuído para que a cultura dos não índios fosse aceita resultando na transformação ou renovação cultural da população da comunidade Raposa I.