/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural
Esta pesquisa analisa a contribuição da ―Festa do Folclore‖ na formação da identidade cultural das crianças da educação infantil em uma escola pública de Manaus e investiga o imaginário que se constrói em torno desta manifestação cultural que, em certa medida, influencia a construção da identidade,...
Autor principal: | Souza, Silmara Guadalupe |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9717365894741658 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6250 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa analisa a contribuição da ―Festa do Folclore‖ na formação da identidade cultural das crianças da educação infantil em uma escola pública de Manaus e investiga o imaginário que se constrói em torno desta manifestação cultural que, em certa medida, influencia a construção da identidade, a partir dos aspectos culturais e sociais. A investigação direciona nosso olhar para as relações sociais, valores e conceitos que ocorrem em torno desta manifestação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, utilizamos como técnica o estudo de caso, considerando o cotidiano escolar como um espaço/tempo de representações e significados. Para suporte teórico, trazemos autores que discutem a identidade e as diferenças culturais, chamando a atenção para a cultura regional, que ganha significados quando vista como parte da história e, conseqüentemente, como identidade cultural das crianças da educação infantil. Como resultado, identificamos, na escola pesquisada, que a ―Festa do Folclore‖ é composta por diferentes matizes e apresenta em sua culminância um caráter que distancia e aproxima conceitos e valores, contribuindo para a formação da identidade cultural da criança, uma vez que as práticas em torno dessa atividade oportunizam o diálogo e a reflexão, revelando mudança na postura, nos hábitos alimentares, no vocabulário, possibilitando a construção da autonomia e da expressão oral. |