tcc

Interface entre aprendizagem significativa e oficinas pedagógicas: análise geográfica de uma experiência realizada junto aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Geny Bentes de Jesus

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que versa sobre “Interface entre aprendizagem significativa e oficinas pedagógicas: Análise de uma experiência realizada junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental”, realizada com o objetivo de estudar a eficácia das oficinas pedagógicas...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Mildes
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/813
Resumo:
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que versa sobre “Interface entre aprendizagem significativa e oficinas pedagógicas: Análise de uma experiência realizada junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental”, realizada com o objetivo de estudar a eficácia das oficinas pedagógicas como procedimento metodológico capaz de promover a aprendizagem significativa no ensino de Geografia junto aos alunos da escola. A aprendizagem significativa ocorre quando há empenho perante as práticas pedagógicas regidas pelo educador, e as oficinas revelam que os estudantes são mais ativos e participativos quando são estimulados por essas atividades. O projeto com a horta escolar foi a maneira encontrada para despertar no educando o interesse ao ensino de geografia, motivando a aprendizagem significativa e realização das práticas interdisciplinares pelos professores. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa com abordagem dialética, sendo necessária a aplicação de questionários abertos aos estudantes e entrevistas estruturadas aos professores. Os resultados demonstram que atividades como essa não eram frequentes e apontam para a necessidade do desenvolvimento de oficinas pedagógicas, visto que os alunos consideram aulas com essa metodologia, facilitadoras de sua aprendizagem.